IV Encontro Sobre Resíduos Têxteis

O último GT Têxtil foi aberto ao público e contou com a participação do vereador Eduardo Suplicy, da professora, jornalista e pesquisadora Soninha Francine,  do secretário executivo de mudanças climáticas do estado de São Paulo, Sr. Antônio Fernando Pinheiro Pedro.

As representantes Thais Dantas Mendes e Fabiana Mendes de Lima do SUSTEXMODA, apresentaram junto a profa. Francisca Dantas Mendes, o projeto Zero Resíduo Têxtil nas Calçadas de São Paulo, que propõe a absorção total das toneladas diárias de resíduos que hoje em dia seguem para aterros sanitários da cidade e que podem ser utilizados como matéria-prima para novos produtos e para projetos sociais de capacitação de população de rua. O representante da Sílex Tecnologias Ambientais, Sr. Luiz Gilberto Lauffer apresentou uma possível solução para os têxteis que não seriam aproveitados em outros processos transformando todo o tipo de resíduo em energia limpa e carbono negativo.

Participaram também representantes da iniciativa privada, entidades de classe, professores, estudantes, pesquisadores e pessoas que, de alguma forma, tem envolvimento com resíduos sólidos, resíduos têxteis, indústria têxtil, indústria da moda, tecnologias ambientais e busca por soluções sustentáveis visando sociedade, meio ambiente e economia.

O evento foi realizado 14/04/2022 das 9h às 12h na Câmara Municipal de São Paulo localizado no Viaduto Jacareí, 100, São Paulo, capital sala Sérgio Vieira de Melo. O evento foi transmitido ao vivo pelo link: https://www.saopaulo.sp.leg.br/transparencia/auditorios-online/sala-sergio-vieira-de-mello-sala/