Concurso Upcycling Fashion 2022

O concurso é uma iniciativa de professores e alunos da EACH USP dentro do III Congresso Internacional SUSTEXMODA na busca por incentivar a reutilização do resíduos que seguem para aterros sanitários diariamente. Resíduos têxteis são materiais de alta qualidade e que podem e devem ser reutilizados a fim de interromper seu ciclo de destino que se acumula junto a lixo orgânico entre outros resíduos. Existem muitas possibilidades de criação e também de repensar aquilo que a sociedade considera lixo. O Concurso contempla a elaboração de dez produtos de vestuário de moda simples ou compostos, concebidos a partir de materiais de reuso coletados no bairro da Vila Maria Baixa e devem ser executados por duplas de alunos de 1o ao 7o semestre do curso de Têxtil e Moda da EACH USP. Um dos membros da dupla tem que ter conhecimento de modelagem e costura.

Etapas do projeto: 

Mais informações nas postagens do Instagram @SUSTEXMODA, siga para acompanhar os alunos nessa jornada, rumo ao Upcycling.

Parte 1 concurso.mp4
Parte 2 concurso .mp4

Veja os ganhadores do concurso:

Em 28/03/2023 aconteceu a premiação do Concurso Upcycling Fashion 2022, durante o III Congresso Internacional de Sustentabilidade em Têxtil e Moda.


Expressamos toda a nossa gratidão aos que participaram, especialmente Margô que auxiliou diretamente os alunos, em todas as criações, e fez o seu melhor!

A Grazi Cavalcanti também recebe nosso agradecimento, por sua ajuda com tecnologia laser, dicas de criação e disposição em ajudar a todos que precisaram.

Agradecemos também à Kety de Jesus que ajudou em modelagem e costura, os alunos que estavam participando do Concurso


Somos muito gratos a todos os envolvidos, que contribuíram com seu brilho, para o sucesso deste evento, especialmente à Focus Têxtil e ao Instituto Focus Têxtil que disponibilizaram seu tempo, para compartilhar como funcionam e realizaram as premiações.


Esperamos continuar caminhando juntos, em direção, a um futuro mais sustentável para a moda.

Confira as fotos: