Você quer reciclar? Seja nosso parceiro!

SEJA NOSSO PARCEIRO!

O SUSTEXMODA existe porque formamos um enorme time de voluntários, alunos, empreendedores, profissionais de negócios e pesquisadores engajados em contribuir com ações práticas focados na sustentabilidade na indústria da moda, orientados pela Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes, mentora e idealizadora do projeto.

Priorizamos em nossas atividades as ações que beneficiem o envolvimento de todas as camadas sociais, considerando a acessibilidade e inclusão. Por isso, os projetos socioambientais, o Congresso Internacional de Sustentabilidade Têxtil e Moda, os Seminários e Encontros entre todas as nossas atividades estão sobre o tripé: meio ambiente, sociedade e economia. 

Para que nossas atividades e ações sigam firme e cada vez mais fortes, contamos com o apoio do poder público e organizações privadas com bolsas de estudos para nossos voluntários, alunos e pesquisadores, recursos para realizações dos projetos socioambientais, recursos e apoio institucional para o Congresso Internacional e Seminários. Estamos firmes no propósito de fazer a diferença, vamos seguir juntos por um mundo melhor para todos?

Conte com nossa equipe de pesquisadores e alunos de moda para sensibilizar sua organização sobre os impactos dos têxteis no meio ambiente. Conte com as mentorias, palestras e treinamentos do SUSTEXMODA que contribuem para buscar soluções, incentivar, disseminar e expandir as ações em empresas e organizações, cidades e regiões que utilizam resíduos têxteis e roupas pós-consumo

De que maneira podemos colaborar com você seguindo juntos para uma transformação positiva do universo da moda?

Você possui outra demanda ou proposta de parceria? Faça contato conosco pelo e-mail sustexmoda@sustexmoda.org e conte sua ideia. 

Nesse arquivo apresentamos o SUSTEXMODA de maneira simples e objetiva. Baixe o pitch abaixo e encontre entre nossas ações como participar e contribuir com a realização dos projetos do SUSTEXMODA:

PITCH SUSTEXMODA SITE.pdf

Seja apoiador do Congresso Internacional de Sustentabilidade, Têxtil e Moda

Nos ajude a realizar, faça parte do grande encontro dos representantes do meio acadêmico, indústria têxtil e da moda.


O Congresso Internacional de Sustentabilidade em Têxtil e Moda é um evento acadêmico organizado pelos integrantes do NAPI SUSTEXMODA que tem, como objetivo, apresentar e disseminar pesquisas realizadas nos âmbitos nacional e internacional sobre os impactos negativos ou positivos nos contextos do tripé da Sustentabilidade (Sociedade, Economia e Meio Ambiente) causados pela Cadeia Têxtil e pela Indústria da Moda. O Congresso oferece uma grande e especial contribuição acadêmica ao gerar oportunidades de inclusão a todos os pesquisadores, professores, alunos e profissionais dispostos a discutir e compartilhar suas investigações e conhecimentos.


É um evento totalmente gratuito e com tradução simultânea. Já foram realizadas três edições em maio de 2019, novembro de 2020 e novembro de 2022. Realizado em formato híbrido, conta com transmissão on-line e com grande equipe de voluntários. Os encontros presenciais de apresentações dos artigos e das mesas redondas acontecem no campus da USP Leste.


Contamos com o seu apoio para fazer mais um momento de encontros e compartilhamento de pesquisas um momento especial e inesquecível. 


Envie seu e-mail para sustexmoda@sustexmoda.org

Apresentação com plano de cotas para o próximo IV Congresso SUSTEXMODA 2024:

IV Congresso_Captação SUSTEXMODA (2).pdf

Precisa de soluções para seu resíduo têxtil ou gostaria de desenvolver uma parceria? 

Contamos com parceiros que podem dar a destinação correta ao resíduo têxtil que não utilizamos nos nossos projetos socioambientais.

Assim que recebermos o seu questionário uma equipe avaliará sua necessidade/proposta e estudaremos uma maneira de encontrar soluções para melhorias e práticas sustentáveis para sua organização. Com suas informações e após análise retornaremos seu contato com alguma posição mais avançada. 

Antecipadamente agradecemos seu interesse e na busca pela melhoria de seus processos, afinal cada ação impacta todos nós!

Nos envie seu e-mail com o seguinte questionário preenchido para sustexmoda@sustexmoda.org.

FLUXO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS.pdf

Projeto Social Upcycling Industrial_JN 2023

" O empoderamento está na pessoa se sentir capaz"  

Profa. Dra. Francisca Mendes sobre a capacitação de pessoas em vulnerabilidade social em São Paulo 

Jornal Nacional_15/04/2023

Dúvidas frequentes

SOBRE OS RESÍDUOS TÊXTEIS

Tenho sobras de tecidos e gostaria de doar para o SUSTEXMODA vocês aceitam?

Contamos com parceiros que possuem espaço físico e logística para a destinação correta do seu resíduo têxtil. 

Dependendo das condições podemos considerar essa possibilidade para resíduos têxteis 100% em bom estado, ou seja, não estar em processo de deterioração, decomposição, provenientes de ambiente hospitalar sujeito a contaminação, misturado com lixo orgânico ou mesmo em contato com fezes de animais e abrigo de insetos.

Infelizmente ainda não temos recursos para higienizar os resíduos para o uso seguro de nossos alunos/participantes dos projetos socioambientais SUSTEXMODA.


Existe uma quantidade mínima ou máxima para enviar os tecidos, roupas ou resíduos têxteis?

O SUSTEXMODA ainda não possui sede própria para armazenar todo o material têxtil que o mercado precisa. Contamos hoje com espaços nos centros de acolhida onde ofertamos os cursos te capacitação, esse espaço é limitado, portanto, temos que estudar caso a caso. Para grandes volumes, indicamos parceiros que podem dar o destino mais adequado e que contribuem com o SUSTEXMODA  de modo ativo e permanente. Por favor, preencha o Questionário Preliminar do Resíduo Têxtil link: https://drive.google.com/file/d/1Eu1gYR4NxICTq-GqYXNtVCbHiUXNuTM9/view?usp=sharing que também se encontra nessa página do site e nos envie sua proposta para sustexmoda@sustexmoda.org.


Vocês poderiam retirar na minha empresa os resíduos que eu produzo? 

Não temos motoristas e carros a disposição, portanto para retirada no seu local se faz necessário considerar um valor de transporte. Podemos te indicar parceiros que podem dar o destino certo para o seu resíduo e que contribuem com o SUSTEXMODA.


Vocês recebem e trabalham com qualquer tipo de matéria-prima de tecido ou roupas nos projetos socioambientais?

Sim, utilizamos todos os tipos de matérias-primas sem restrições em todos os projetos socioambientais. Veja os resultados no link: https://www.sustexmoda.org/projetos-socioambientais

PROPOSTAS DE PARCERIAS

Gostaríamos de iniciar o processo de conscientização e sensibilização das nossas equipes e fornecedores para iniciarmos um movimento de sustentabilidade em nossa organização, como o SUSTEXMODA pode nos ajudar?

Somos pesquisadores do Núcleo de Apoio a Pesquisa SUSTEXMODA homologados pela USP e coordenados pela Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes. Temos propriedade e muito interesse em identificar desafios e buscar soluções para a sustentabilidade na cadeia têxtil e indústria da moda. Um de nossos objetivos é valorizar o pesquisador no nosso país portando propomos ajuda mútua em prol do propósito. Conte com nossos serviços de consultoria e mentoria para a melhoria dos seus processos. Preencha o Questionário Preliminar do Resíduo Têxtil link: https://drive.google.com/file/d/1Eu1gYR4NxICTq-GqYXNtVCbHiUXNuTM9/view?usp=sharing que também se encontra nessa página do site e nos envie sua proposta para sustexmoda@sustexmoda.org.


Existe alguma condição por parte do SUSTEXMODA para estabelecer parcerias com as empresas.

Somos muito flexíveis a novos negócios pela infinita possibilidade de formatos diante da complexidade do mercado têxtil e de moda. A condição nesse caso se dá pela honestidade e ética das ações reais dos nossos potenciais parceiros diante das suas boas práticas dento do tripé da sustentabilidade: sociedade, meio ambiente e economia.   


Existe alguma condição por parte do SUSTEXMODA para estabelecer parcerias com as empresas que querem destinar resíduos têxteis aos projetos socioambientais?

Sim, existe. Somente aceitamos resíduos têxteis 100% em bom estado, ou seja, não aceitamos molhados, úmidos, em processo de deterioração, decomposição, provenientes de ambiente hospitalar sujeito a contaminação, sujos, misturados com lixo orgânico, em contato com fezes de animais e de insetos.

O SUSTEXMODA é uma ONG que promove ações gratuitas e que depende 100% de doações, bem como apoio institucional e financeiro do poder público e organizações privadas. Somos um enorme time de voluntários engajados na causa por isso não temos recursos para higienizar os resíduos para o uso seguro de nossos alunos/participantes dos projetos bem como carro e motorista para transporte, portanto se faz necessário além de agendamentos de retiradas, orçamentos para transporte previamente acordados.