Quem somos e qual o nosso propósito?

 Somos um time mobilizado para identificar e propor soluções sustentáveis para o universo da moda...  ;-)

 O SUSTEXMODA (https://www.sustexmoda.org) iniciou em 2014 motivado pelas inquietações de um grupo de pessoas, da sociedade, da academia e do poder público preocupados com os impactos negativos do Universo da Moda. Os pesquisadores da Universidade São Paulo, coordenados pela Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes vêm, ao longo do tempo, realizando estudos e publicações, desenvolvendo projetos socioambientais, eventos acadêmicos e outros similares visando disseminar informações e buscar soluções efetivas para os impactos causados na economia, sociedade, meio ambiente pela Cadeia Têxtil e Indústria da Moda. 


Seguindo na linha do tempo, em 2017 foi homologado, pela Pró-Reitoria de pesquisa da USP, o NAPI SUSTEXMODA, com o propósito de oferecer visibilidade aos impactos positivos e buscar soluções para os impactos negativos das indústrias têxteis e de moda.


Em 2018 iniciaram dos projetos socioambientais em parceria com o poder público do município de São Paulo a fim de potencializar ações efetivas. (clique e saiba mais)


O Congresso Internacional de Sustentabilidade Têxtil e Moda teve a sua primeira edição em maio de 2019 de modo presencial. A segunda edição, em modo virtual, ocorreu em novembro de 2020, também reunindo pesquisadores, profissionais e empresários do setor e o III Congresso Internacional SUSTEXMODA aconteceu em modo hibrido em 2022 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (clique e saiba mais).

 CONTATO: SUSTEXMODA@SUSTEXMODA.ORG

NOSSOS VALORES

- Máxima consideração e respeito ao tripé da sustentabilidade: sociedade, economia e meio ambiente;

- Valorização de pesquisas avançadas envolvendo os diferentes elos produtivos da Indústria de Moda incluindo nela a Cadeia Têxtil;

- Respeito, transparência, capacitação e autonomia para com todos os seres vivos, com especial carinho aos participantes e envolvidos nos projetos SUSTEXMODA em suas diferentes formas.

Presidente do Instituto SUSTEXMODA e 

Coordenadora do NAPI SUSTEXMODA (Núcleo de Apoio a Pesquisa e Inovação USP)

Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes

Professora Doutora Associada (2017) e pesquisadora da USP-EACH Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade São Paulo USP-EACH. É pesquisadora no Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP com ano sabático em 2020. Pós-doutorado (2016) no departamento de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, com o projeto de pesquisa, Moda na Cadeia Têxtil e suas Questões Ambientais. Doutorado (2010) e mestrado (2006) em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Lato sensu (2003) em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada (1994) no Curso Superior de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi profissional do setor têxtil nas áreas de desenvolvimento e processo produtivo de produto de moda (1980 a 2011) e figurino de balé (1980 a 2003). Realiza pesquisa científica na área de desenvolvimento e processo produtivo na Manufatura do Vestuário de Moda e Sustentabilidade na Cadeia Têxtil e Confecção, autora de três livros publicados, além de publicações de artigos em congressos, capítulos de livros. Realiza projetos Socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis como matéria-prima. É líder do grupo de pesquisa no CNPq, Moda na Cadeia Têxtil (2012) e coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda - NAPI-SUSTEXMODA, junto a Pró-reitora da USP. (2017). Compõe o comitê científico do Responsable Fashion Series da Antuérpia (2022). Coordenadora o GT Têxtil na Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo. Trabalha por uma cultura de paz da UNESCO desde 2000. A Paz inicia nas mentes dos homens!

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5767250736806527 

Vice-Presidente Instituto SUSTEXMODA

Prof. Margô

A Margô, Maria Goreti Isaac é Fashion Design, pesquisadora do NAPI SUSTEXMODA - USP e vice-presidente do Instituto SUSTEXMODA. Mestre pela Universidade de São Paulo EACH - USP em Têxtil e Moda desde 2022. Possui pós-graduação em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina - Pintura em Aquarela (2000). Foi professora de Modelagem Bidimensional na Faculdade de Moda Santa Marcelina (1995-2000). É graduada em Escultura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1984). Tem experiência nas áreas de Moda, Artes e Ilustração digital (MAG Design), Design de Moda e Joalheria. 

Endereço para acessar este CV: lattes.cnpq.br/0211946284049677 

CORPO TÉCNICO DO INSTITUTO SUSTEXMODA


Profa. MSc. MARGO ISAAC (Instituto SUSTEXMODA)

Possui mestrado em Têxtil e Moda - USP. Atua como Fashion Designer, Ilustradora Digital e pesquisadora centrada em Ecodesign. Diretora do Academy Instituto SUSTEXMODA.


Fabiana de Lima (Instituto SUSTEXMODA)

Graduada em Negócios da Moda (UAM), mestre em Engenharia de Produção (UNIP), cursando MBA em Gestão Estratégica em ESG (UAM). Especialista em Moda e Têxteis, professora e palestrante, atua como gestora administrativa e de comunicação do Instituto SUSTEXMODA.


Thayan Venturini (Instituto SUSTEXMODA)

Formado na Faculdade Santa Marcelina (FASM) e EACH USP. Atua como diretor criativo e designer em diferentes áreas da moda, é coordenador de comunicação e mídias do Instituto SUSTEXMODA.


Juliana Bastos (Instituto SUSTEXMODA)

Proprietária da marca Manui Brasil. Estilista formada pela Faculdade Santa Marcelina em Moda, é tintureira, e pesquisadora da área de sustentabilidade com foco no tingimento natural no NAPI SUSTEXMODA - USP, atua como mediadora das lives no canal do YouTube e Instagran do SUSTEXMODA.


Graziela Martins Cavalcanti (Instituto SUSTEXMODA)

Docente da Faculdade Santa Marcelina (Desenho de Moda). Especialista em química têxtil, é pesquisadora em Têxtil e Moda no NAPI SUSTEXMODA - USP. É Coordenadora Pedagógica do Academy Instituto SUSTEXMODA.


Conceição Gomes (Instituto SUSTEXMODA)

Bibliotecária atua nas análises de textos e conteúdos do Instituto SUSTEXMODA.


Caroline Esperança (Instituto SUSTEXMODA)

Graduada em Design de Moda pela ESAMC Uberlândia, atua nas capacitações dos projetos socioambientais do Instituto SUSTEXMODA.


Lívia Berrocal (Instituto SUSTEXMODA)

Mentora em ESG para o Instituto SUSTEXMODA 

EQUIPE DAS EMPRESAS PARCEIRAS ATUANTES


Marcia Cristina Aguiar (Instituto BECEI)

Psicóloga e arteterapeuta, especialista no acolhimento e geradora de oportunidades aos moradores de rua no centro da cidade de São Paulo. Fundadora do Projeto Ubuntu.


José Marcio Aguiar (Instituto BECEI)

Jornalista e Produtor Cultural, é especialista em requisição e gestão de fundos destinados aos projetos sociais. Fundador do Instituto BECEI.


Paula Mendes (TopX Group e mab4)

Diretora de Estruturação empresarial e fundadora da TopX Group e mab4 

Especialista em controle e desempenho de resultados.


Thais Mendes (HMZbix)

Mentora de Inteligência da HMZbix

Especialista em planejamento estratégico, tático e eficiência


Darcy Costa

Coordenador Estadual do Movimento Nacional de População de Rua, Coordenador da Cisarte - Centro de Inclusão pela Arte, Cultural, Trabalho e Educação.

EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS QUE FIZERAM E/OU FAZEM HISTÓRIA NO SUSTEXMODA 


Kyung Ha Lee

Estilista, mestre em Têxtil e Moda pela USP, formada em comunicação social pela UNESP e possui MBA em GESTÃO DE MODA pela FAAP.


Rita de Cássia Lopes Moro

Doutora em Sustentabilidade (EACH/USP); Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Paulista (UNIP); Graduada em Engenharia Têxtil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).


Mara Débora Costa 

Autora de livros de moda e pesquisadora em Têxtil e Moda e editora no Instituto SUSTEXMODA.

Mariana Costa Laktim 

Helayny Andreia Barbosa de Farias

Alef Rodrigues Ferreira

Teruko Saito

Bacharela em Têxtil e Moda. Pesquisadora centrada em circularidade e sustentabilidade junto ao NAPI SUSTEXMODA - USP.


Ketiley Luciene de Jesus Purpura

Mestranda Têxtil e Moda EACH USP. Profissional de Fashion CAD. Pesquisadora de Sustentabilidade em Têxtil e Moda NAPI SUSTEXMODA - USP

EQUIPE DOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Ubuntu, Botão de Flor, Upcycling Industrial Fashion

Marcia Cristina de Aguiar

José Marcio de Aguiar

Alef Rodrigues Ferreira

Caroline Esperança

Michelle Maus

Renata Cristina Revuelta Yara

Veralice Rodrigues Soares

José Laurentino da Silva

EQUIPE DO I CONGRESSO INTERNACIONAL SUSTEXMODA

COORDENAÇÃO GERAL

Profa . Dra . Francisca Dantas Mendes

Prof. Dr. Antônio Takao Kanamaru 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ana Claudia Gutschow Sampaio

Angélica Aparecida de Morais

Felipe Bastos Reis Helayny

Andreia Barbosa de Farias

Jeferson Hugo P. de Rezende

Kyung Ha Lee

Liliane da Silva Gonzaga

Maria Goreti Leal Vanini Isaac

Rita de Cássia Lopes Moro

Wanderley Kawabe 

COMISSÃO TÉCNICA E APOIO 

Alef Rodrigues Ferreira

Anna Carolina Moraes Figueiredo

Giselle da Costa Araújo

Giselle Leme

Mariana Costa Laktim

Marina Duarte Rezende

Palloma Renny B. Fernandes

Décio Vicentim de Jesus

EQUIPE DO II CONGRESSO INTERNACIONAL SUSTEXMODA

COORDENAÇÃO GERAL

Profa . Dra . Francisca Dantas Mendes

COMISSÃO ORGANIZADORA

Edilene Pimentel Gomes

Helayny Andreia Barbosa de Farias

Jeferson Hugo Pacheco de Rezende

Kyung Ha Lee

Mara Débora Costa 

Maria Goreti Leal Vanini Isaac 

Patrícia Sant’Anna Rafael Borsanelli

Rita de Cássia Lopes Moro 

Silas Santos de Amorim 

Wanderley Kawabe

COMISSÃO TÉCNICA E APOIO 

Adriano Batistão 

Alef Rodrigues Ferreira 

André Losso 

Anie di Lucca Aziz Donizzetti Cavalheiro Salem

Cristiane Mayworn 

Débora Tognini Freitas 

Décio Vicentin de Jesus

Fabiana Dantas Mendes de Lima 

Janaina Abreu de Oliveira 

Lucilene Mizue Hidaka 

Marcelo Rodrigues Romão 

Maria Christina B. Grosso 

Mariana Costa Laktim 

Nayara Santos Silva 

Tamires Teruko

Thiago Mayworn

Sandra Regina Sedini 

Sergio Ricardo Villani Bernardo 

Sthephan Maus 

Wanderley Kawabe