Palestrantes

Prof. Dr. Carles Carreras i Verdaguer 

Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona – UB (1980). Fundador e diretor do Observatório de Comércio Urbano - OCUB da Universidade de Barcelona, organizou e publicou o Atlas Comercial de Barcelona (2003) e o Atlas de Barcelona (201) em colaboração com a Governo da Catalunha.

Possui 73 artigos publicados em periódicos e revistas espanholas e internacionais. Desde 1985 é diretor da Revista Catalã de Geografia. Atua como membro de comitês editoriais no Brasil, Itália, Espanha e França.

Atuou como diretor de projetos institucionais da Universidade de Barcelona em convênios com universidades internacionais, com destaque para os projetos em Sarajevo (Bósnia – Herzegóvina), São Paulo (Brasil) e Havana (Cuba). Dirigiu o Departamento de Geografia Humana da Faculdade de História e Geografia. Foi Vice-Reitor de Assuntos Internacionais da Universidade de Barcelona – UB. Em 2018 se tornou membro de “La Real Academia de Buenas Letras de Barcelona”.

Atualmente é fundador e co-organizador do Seminário Internacional Cidade, Comércio e Consumo, que em 2019 celebrará sua VI edição na cidade de Buenos Aires sob coordenação geral do comitê argentino dos grupos de trabalho e pesquisa em Geografia do Comércio e Geografia do Consumo.

Atualmente é fundador e co-organizador do Seminário Internacional Cidade, Comércio e Consumo.

Chiara Gadaleta  

É formada em Comunicação na Faculdade Armando Álvares Penteado e começou sua trajetória na moda como modelo em 1992, desfilando em Paris, Milão e Nova Iorque. Estudou no famoso Studio Berçot em Paris onde se formou em estilismo e anos depois atuou como professora. De volta ao Brasil se especializou em styling e imagem de moda. Assinou editoriais nas principais revistas do mercado e ganhou destaque como diretora criativa para marcas de peso. 

Em 2007 fundou o Movimento Ecoera com a missão de integrar os mercados de moda, beleza e design com a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica.

Foi apresentadora do canal GNT, e comandou duas temporadas do programa “Menos É Demais” no canal Discovery Home & Health. É embaixadora do Pacto Global da ONU Brasil e usa sua voz e imagem para espalhar a sustentabilidade tanto nos mercados corporativos como no terceiro setor.

www.portalecoera.com.br

@chiaragadaleta

@ecoera_oficial

@portalecoera.com.br

Profa. Dra. Suzana Barreto Martins 

Designer, ergonomista, pesquisadora na área de Design para a Sustentabilidade com ênfase em Inovação, com Pós-doutorado em Design Sustentável. Docente no departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Coordenadora do grupo de pesquisa Design, Sustentabilidade e Inovação – DeSIn, com foco em desenvolvimento de soluções para o problema dos resíduos têxteis a partir de abordagem multidisciplinar e convergente entre design, sustentabilidade e inovação em materiais, produtos, serviços e sistemas. 

Guilherme Weege 

CEO do Grupo Malwee, uma das maiores empresas de moda do Brasil, reconhecida mundialmente pela transparência e forte compromisso socioambiental. Formado em Administração pela FAAP, Alumni de Harvard e com diversas especializações em Wharton, Insead e UCI, possui forte habilidade em negociação, planejamento de negócios, empreendedorismo e planejamento estratégico.

Em 2005 fundou a DESA - uma das maiores empresas de energia renovável do país – presidindo a companhia até sua fusão com a CPFL Renováveis. Empreendedor serial, atualmente é investidor e conselheiro de diversas empresas e startups como a Infracommerce, a maior empresa de ecommerce full service do Brasil.

Conselheiro da Endeavor Brasil e membro-sócio da YPO (Young Presidents' Organization), divide seu tempo com trabalhos sociais e mentoring de jovens empresários e empreendedores brasileiros.


Janaína Stropp 

Arquiteta, formada na PucCAmpinas (2002), com intercâmbio cultural na Universidad Politécnica de Valência – Espanha. Desenvolve desde de 1994 atividade de estamparia artesanal sobre tecido e a partir de 2004 assumiu a direção de arte e criação de produtos na EmeElle , empresa familiar com 40 anos de pesquisa na confecção de roupas femininas artesanais atemporais e inclusivas. Fez diversos cursos relacionados à moda, arte, moda plus size, figurino e comportamento. 

Fernando Valente Pimentel 

Presidente do Conselho de Administração da Abit a partir de 2017, natural do Rio de Janeiro, formado em Economia e Administração de Empresas pela Faculdade Candido Mendes com especialização em Marketing. Atua no Setor Têxtil e de Confecção desde 1977, tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional. De 2005 a 2016 ocupou o cargo de Diretor Superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Abit. Também ocupa as seguintes posições: Presidente da Coalizão para Facilitação de Comércio e Barreiras CFB/CNI; Vice-Presidente do CONSIN/CNI – Conselho Consultivo Setorial da Indústria; Membro do Conselho do ITMF – Federação Internacional dos Fabricantes Têxteis; Membro do Conselho do IAF – Federação Internacional do Vestuário; Membro do CAL/CNI - Conselho Temático Permanente de Assuntos Legislativos; Membro do CRT/CNI – Conselho Temático Permanente de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social; Membro da Câmara Setorial do Algodão e Derivados/MAPA; Membro do COMTEXTIL – Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Membro do COPIN/CNI - Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico; Membro Consultor do CDMD - Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ; Membro do CEMBRAR/CNI - Conselho Empresarial Brasil-Argentina. 


Profa. Dra. Annick Schramme 

Diretora acadêmica da Knowledge Network Creativity & Fashion Management na Antwerp Management School, onde também é responsável pela produção de pesquisa do Knowledge Centre Flanders District of Creativity e por uma série de programas educacionais (masterclass gestão cultural, masterclass creative jumpers). Além disso, é coordenadora acadêmica do mestrado em Gestão da Cultura e do Centro de Conhecimento, Gestão, Cultura e Política (Faculdade de Economia Aplicada) da Universidade de Antuérpia. Nos últimos anos, ela publicou sobre política de arte em Flandres, indústria criativa, política cultural local e cidade criativa, política de patrimônio de uma perspectiva internacional, empreendedorismo cultural, etc. Finalmente, o membro / presidente de vários conselhos e / ou comitês consultivos em o setor cultural em Flandres e na Holanda, como o Royal Ballet / Royal Opera, o Flemish Literature Fund, o Flemish Children's Theatre HetPaleis e o Conselho Consultivo Estratégico para Cultura, Juventude, Mídia e Esporte do Governo Flamengo e do Conselho Holandês para a Cultura . 

Gustavo Narciso 

Engenheiro bioquímico de formação pela USP e começou sua carreira como consultor de empresas com foco no varejo de moda na Cosin Consulting, trabalhou com diversidade e inclusão na C&A, fundou a startup Incluser, e hoje é gerente executivo do Instituto C&A – braço filantrópico da marca cujo propósito é fortalecer comunidades vulneráveis por meio da moda, atuando na frente de empreendedorismo e voluntariado. Gustavo também é apresentador e idealizador do The Very Black Show – canal do YouTube de entretenimento e entrevistas. 

Profa. Dra. Reet Aus 

E uma designer de moda, professora doutora da EKA – Estonian Academy of Arts e ativista ambiental, fundadora da marca REET AUS COLLECTION® e THE UPSHIRT®. É pioneira na área de upcycling industrial para a moda e desenvolveu a certificação UPMADE®, com o objetivo de transmitir seus conhecimentos a marcas e fábricas.

Aqui estão alguns dos prêmios que Reet ganhou:

Empreendedor do Ano da Sociedade Cívica (Rede de Organizações Sem Fins Lucrativos da Estônia 2013)

Profa. Dra. Lilyam Berlim 

Consultora do SEBRAE RJ, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2009). Especialista em Arte e Educação, pela UCAM. Pesquisadora do Laboratório de Economia Criativa da ESPM, e do Re-Lab Laboratório de Práticas Sustentáveis da ESPM. Gestora do Curso de Moda Contemporânea em Paris, com "droit de parole" nos museus do Louvre e outros, e acesso à ESMODE Paris.Professora convidada da Business Shool do mestrado da Nottingham Trent University, Universidade NOVAFAPI, Universidade Católica de Pelotas, da FGV RJ e da Universidade do Vale do Itajaí. Docente da Universidade Veiga de Almeida e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Consultora de Novos Negócios em Moda. Gestora do Curso de Moda Contemporânea em Paris.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando nas áreas de consumo, ecodesign, artesanato, design, moda.

 

Dr. Marcelo de Andrade 

Co-fundador da Earth Capital Partners, investidor em patrimônio privado com foco especializado em finanças de sustentabilidade. Fundador/Presidente da Pro-Natura International, uma das primeiras Agências Internacionais de Desenvolvimento da Economia Sustentável do mundo. Co-fundou o Earth Capital Fund, o primeiro fundo de capital de risco dedicado a investir exclusivamente em negócios de biodiversidade do setor privado; Banco Axial / Axial Par, a primeira instituição financeira da América do Sul dedicada a promover investimentos no setor de desenvolvimento sustentável; Eco Carbon, a primeira empresa a se especializar em aspectos de engenharia de sumidouros de carbono florestal e agrícola, a Pioneer Society, um grupo de comunicação dedicado à promoção inovadora dos sucessos do desenvolvimento sustentável, The Social Capital Group. Membro do Fórum da BHP Billiton para Responsabilidade Corporativa, o Painel Mundial de Biotecnologia da DuPont. Conselho de Sustentabilidade da Procter & Gamble, Líder de pensamento Bloomberg New Energy Finance.

Maria José de Carvalho 

Responsável pelas publicações: ITTPress International Top Trends ''O Mundo da moda profissional'' - Textília Têxteis Interamericanos – Revista dirigida a Indústria Têxtil e Portal Textilia Net a mais completa cobertura da cadeia Têxtil.

Maria José de Carvalho, 61 anos, iniciou sua trajetória de trabalho para cadeia têxtil em 1984, com a criação da agência MJC Técnica de Comunicação - empresa voltada para comunicação e pesquisa de mercado.

Essa iniciativa empresarial deu origem ao Grupo MJC|Textília - detentora das marcas Textília - Têxteis Interamericanos; ITT Press International Top Trends e Portal - Textília Net - Publicações impressas e eletrônica, que têm em seu escopo a missão de disseminar forma integradas e informações especializadas, dirigidas para o público profissional da indústria têxtil, confecção e varejo.

Dr. Eduardo Suplicy  

Economista, professor universitário, administrador de empresas e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é um dos fundadores. Atualmente é vereador do Município de São Paulo. Foi Senador pelo Estado de São Paulo durante 24 anos. É formado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em economia pela Universidade Estadual de Michigan (Estados Unidos), onde também concluiu seu mestrado e doutorado (PhD). Em 2 de fevereiro de 2016, recebeu também o título de Doutor Honoris Causa da Université Catholique de Louvain (UCL/Bélgica). Juntamente com Suplicy receberam também o título honorário a urbanista Paola Viganò e o idealizador da Wikipédia, Jimmy Wales. 

Prof. Dr. Giovanni Maria Conti 

Ph.d, Professor Associado, atualmente é Coordenador do Knitwear design Lab - Knitlab do Fashion Design Degree no Politecnico di Milano. Suas áreas de interesse são voltadas para o design contemporâneo, com especialização em Malhas e Design de Moda. Ele começou a lecionar História do Design de Moda. A investigação nas indústrias de design de malhas tem sido realizada do ponto de vista dos materiais, especificamente, dos fios; por isso foi curador da exposição “Têxtil Vivant. Percorsi, esperienze e ricerche nel textile design ”na Triennale di Milano, de setembro a novembro de 2014, onde foram apresentadas as pesquisas inovadoras mais contemporâneas em tecidos, fios e acabamento de materiais têxteis. Fundador e Coordenador Científico do site / blog www.knitlab.org, ele foi secretário executivo do Fash-ion Design Degree na School of Design of Politecnico di Milano. É membro da LeNS - International Learning Network on Sustainability. 

Vereadora Soninha Francine 

Magistério no segundo grau e Cinema na Escola de  Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Entre 1990 e 2000 trabalhou na MTV – como produtora, coordenadora de produção, redatora, diretora de programas e apresentadora.  Ajudou a desenvolver, entre outros, o programa semanal de debates o “Barraco MTV”, que  reunia em torno de uma mesa cerca de 20 pessoas de perfis bem diferentes.Em julho de 2000  criou para a TV Cultura um programa para jovens – o “RG”, que falava de política,  cidadania, meio ambiente, arte, cultura, educação, etc. De 2000 a 2004,  também forneceu conteúdo para a área jovem da America Online. O trabalho em mídia jovem lhe rendeu o título de “Jornalista Amiga da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq. De 99 a 2010 fez parte da equipe de apresentadores e comentaristas da ESPN-Brasil e escreveu por dez anos uma coluna semanal no caderno de Esportes da Folha de São Paulo. Durante dois anos  foi comentarista de futebol do sistema Globo/CBN de rádio. Em 2005 e 2007, foi escolhida, por votação na internet, a “melhor comentarista esportiva” no Prêmio Comunique-se.  Editou um blog na Folha Online e, em 2007, fez parte do programa “Saia Justa”, da GNT.Assinou uma coluna na revista “Vida Simples”. A convite da editora Jaboticaba, escreveu o livro – “Por Que  Sou Budista”. Em 2005, junto com Raí e Milly Lacombe, lançou o livro “Para Ser Jogador De  Futebol”, pela mesma editora. A editora Papirus lançou “Tipo Assim, Adolescente”, relato de um  diálogo entre Soninha e o psiquiatra Jairo Bouer. Em 2004 foi eleita vereadora em São Paulo. Exerceu  o cargo de Superintendente da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas  Comunidades, do governo de São Paulo) de 2011 a 2012, quando saiu para novamente concorrer  à prefeitura de São Paulo. Em 2015, foi Coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual do  governo do estado de São Paulo. De janeiro a abril de 2017 esteve à frente da Secretaria  Municipal de Assistência Social e, em seguida, assumiu o seu segundo mandato como vereadora. 

Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi 

É Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP. Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Govenança Ambiental - GovAmb/IEE. Membro do Conselho e Pesquisador do Nucleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLimate INvestigation Center da USP. Coordenador do grupo de Estudos de Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Pesquisador Colaborador do IEA/USP junto ao Programa USP Cidades Globais.  Presidente do Conselho do ICLEI-América do Sul. Membro do Conselho Diretor de Greenpeace Brasil desde 2014.

Fabio Feldmann 

Administrador de empresas formado pela Faculdade Getúlio Vargas e advogado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Eleito Deputado Federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998) participou como Deputado Constituinte na elaboração da Constituição de 1988, sendo responsável pela elaboração do capítulo destinado ao meio ambiente, um dos textos mais completos e avançados referente à esta temática no mundo. Durante sua vida legislativa, foi autor de diversas leis, abrangendo uma vasta gama de temas como educação ambiental, resíduos sólidos, pilhas, baterias, energia nuclear, proteção da Mata Atlântica e de cavidades subterrâneas, estudos de impacto ambiental, auditorias ambientais e embalagens, entre outros.

Dentre as principais leis destacam-se a Lei de Redução de Emissões de Poluentes por

Veículos, a Política Nacional de Educação Ambiental e a Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais. Além disso, foi relator de importantes leis como a Política Nacional de Recursos Hídricos, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica. Em 1991 foi nomeado Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados e em 1992 foi o chefe da delegação brasileira dos parlamentares na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92.

Recentemente, participou ativamente na criação de novas áreas de proteção marinhas, sendo que o Brasil, hoje, possui mais de 25% de áreas protegidas em sua costa. Também tem atuado na proteção dos primatas brasileiros, em grande parte ameaçados de extinção. Tem sido um protagonista importante na fixação de padrões rigorosos de controle da poluição de veículos automotores no âmbito do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Feldmann tem larga experiência com a sociedade civil uma vez que participou de importantes entidades não governamentais internacionais e brasileiras, a exemplo do Greenpeace, GRI - Global Reporting Initiative, Fundação S.O.S Mata Atlântica e muitas outras. Participou de importantes Iniciativas Empresariais como a criação do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. Atualmente, dirige seu próprio escritório de consultoria que trabalha principalmente com questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. A sua experiência profissional envolve empresas e sociedade civil. 

Angela Bozzon 

Gerente do Programa ABVTEX, em seus mais de 25 anos de experiência na gestão da cadeia de valor da moda, a executiva que é especializada em Responsabilidade Social e sustentabilidade na moda atuou em áreas que variam de consultoria à estratégia de produto ao longo de sua sólida carreira desenvolvida em grandes corporações. E no processo de evolução contínua do Programa ABVTEX, Angela agrega sua visão sobre as demandas do mercado propondo melhorias e maior integração entre os elos da cadeia de valor. 


Julia Vidal 

Designer gráfico e de moda, educadora e pesquisadora especializada nas etnias culturais brasileiras. Pós Graduada em História – África Brasil, laços e diferenças e  mestranda em Relações étnico raciais, é gestora da marca que leva seu próprio nome, Julia Vidal .: Etnias Culturais, e tem como propósito desenvolver marcas e produtos de moda e educação que valorizam a diversidade cultural brasileira. Há 15 anos vem contando histórias através de coleções temáticas apresentadas em desfiles no Rio de  Janeiro, Bogotá e Londres, assinou mais de 45 figurinos para TV e Palcos, como o de João Donato, no Rock In Rio, é designer de superfícies criando estampas em diferentes suportes expostos em espaços de arte como a Casa França Brasil, escreveu e ilustrou 2 publicações, "O africano que existe em nós, brasileiros : Moda e Design afro-brasileiros" e "Quintal Étnico: Cores e Vibrações afro-brasileiras", é consultora de empresas de moda que criam produtos com identidade brasileira, cria ementas de moda decolonial como professora do curso/graduação de Design de moda no Istituto Europeo de Design Rio e SP, Universidade Indígena Pluriétnica Aldeia Marakanà e oficinas em espaços como PUC Rio, SPFW, Sebrae, entre outros. É premiada pelo prêmio de Economia Criativa do MINC e reconhecida internacionalmente com o prêmio "Empresas inspiradoras ao redor do mundo" pela Shell Live Wire.

Carlo Linkevieius Pereira 

Diretor Executivo da United Nations Global Compact - UNGC Brasil. Membro do Conselho da UNGC. Assuntos Corporativos. Relações Internacionais. Sustentabilidade. ESG. Colunista do Exame. Carlo tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, com atuação em organizações públicas, privadas e da sociedade civil. No Pacto Global, é o co-chair do Conselho das Redes, lidera o Conselho Regional das Redes Locais na América Latina e Caribe e integra a instância máxima da iniciativa, o Conselho do Global Compact. Mestre em Ciência pela USP, possui MBA em Sustentabilidade, pela University of Lüneburg, e especialização em International Leadership Training, pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ. 

Nelsa Inês Fabian Nespolo

Designer gráfico e de moda, educadora e pesquisadora especializada nas etnias culturais brasileiras. Pós Graduada em História – África Brasil, laços e diferenças e  mestranda em Relações étnico raciais, é gestora da marca que leva seu próprio nome, Julia Vidal .: Etnias Culturais, e tem como propósito desenvolver marcas e produtos de moda e educação que valorizam a diversidade cultural brasileira. Há 15 anos vem contando histórias através de coleções temáticas apresentadas em desfiles no Rio de  Janeiro, Bogotá e Londres, assinou mais de 45 figurinos para TV e Palcos, como o de João Donato, no Rock In Rio, é designer de superfícies criando estampas em diferentes suportes expostos em espaços de arte como a Casa França Brasil, escreveu e ilustrou 2 publicações, "O africano que existe em nós, brasileiros : Moda e Design afro-brasileiros" e "Quintal Étnico: Cores e Vibrações afro-brasileiras", é consultora de empresas de moda que criam produtos com identidade brasileira, cria ementas de moda decolonial como professora do curso/graduação de Design de moda no Istituto Europeo de Design Rio e SP, Universidade Indígena Pluriétnica Aldeia Marakanà e oficinas em espaços como PUC Rio, SPFW, Sebrae, entre outros. É premiada pelo prêmio de Economia Criativa do MINC e reconhecida internacionalmente com o prêmio "Empresas inspiradoras ao redor do mundo" pela Shell Live Wire.

Profa. Dra. Sonia Regina Paulino 

Bacharel em Ciências Econômicas (Unesp), mestre em Política Científica e Tecnológica (Unicamp) e doutora em Ciências Econômicas (Université des Sciences Sociales de Toulouse). Pós-doutorado no Centre Lillois d'Etudes et de Recherches Sociologiques et Economiques (Clersé) / Université Lille 1 - Sciences et Technologies. É professora associada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH - USP) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade. Atua, principalmente, nos temas: padrões ambientais, certificação ambiental, economia da inovação, economia de serviços, mecanismos de mercado, desenvolvimento sustentável. 

Prof. Ms. James Pedro Nadin 

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba

(UNIMEP), Engenheiro Industrial Mecânico pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Pós-Graduado em Administração da Qualidade e Produtividade pelas Faculdades Salesianas, Pós-Graduado em Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), Especialização em Desenvolvimento em Gestão pela Fundação Dom Cabral. Professor nos cursos de Graduação e Pós Graduação da UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, ministrando disciplinas nas áreas de Operações, Serviços, Gestão e Qualidade. Docente nos cursos de Pós- Graduação da UNISAL – Americana, em disciplinas de Gestão Estratégica, Qualidade, Logística e Produção. Docente nos cursos de Pós Graduação do SENAC SP – unidade de Piracicaba, coordenando o curso de Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (SGI), tendo lecionado em outros cursos de Graduação

e Pós Graduação em diversas Instituições de Ensino. Experiência como Executivo em empresas nacionais e multinacionais, dos segmentos: químico, metal mecânico, têxtil, autopeças, agrobusiness, comercial e distribuição por mais de 30 anos nas áreas de Administração, Produção, Logística e Qualidade. Proprietário da Sirius Consulting, especialista em soluções e melhorias dos processos organizacionais, estratégicos, operacionais e sistemas de gestão integrados (SGI). 

Dolly Jain 

Iniciadora da campanha – "Save the Cloth" – Empoderamento feminino, Jaipur, Índia

Uma apaixonada pelo Design Thinker, que promove a Moda Ecológica e Consciente. Graduada pelo International College for Girls (ICG), Jaipur e Pós Graduação no National Institute Of Fashion Technology (NIFT), Mumbai. Experiência na Indústria - 17 Anos (Exportações de Vestuário - 3,5 Anos + Varejo/ Visual Merchandising - 3,5 Anos + Negócios Sustentáveis ​​de Vestuário - 10 Anos). Empreendedorismo - Fundador, Diretor de Criação - Marca de Roupas Sustentáveis ​​- PINK LEMON (Jaipur, Índia)

PRINCIPAIS ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO: Projeto / Fabricação e Venda no Varejo de Vestuário Feminino Feito à Mão contemporâneo que incorpora a impressão em Bloco de Mão Sustentável tradicional e técnicas de Tingimento à Mão. Projetar e fabricar roupas funcionais usando sobras de têxteis / tecidos. Varejo on-line em todo o mundo de roupas de trabalho "Pronto para vestir", roupas de resort, roupas festivas "Roupas femininas com a marca Lemon pink.” em plataformas como Etsy, Amazon, Flipkart. Varejo off-line por meio de lojas de luxo nos EUA, França, Emirados Árabes Unidos e Índia.

Prêmios - Escolhido e premiado e como um dos 100 Rostos de Mulheres da Índia no evento Womennovator em 2018, em Delhi, por criar oportunidades de sustento por meio de Upcycling (este evento foi coberto pelo Asia Book of Records). Recebeu Cowe Excellence Awards da Confederation Of Women Entrepreneurs em 2016 - por contribuição em têxteis. 


Profa. Dra. Lilian Aligleri 

Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atual coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (NINTER) na mesma Universidade. Doutora em Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP-SP) e mestre em Gestão de Negócios (UEL-PR). Co-autora dos livros “Economía social y solidaria en la educación superior: un espacio para la innovación” publicado por Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia (2020); "Gestão Industrial e Produção Sustentável" publicado pela editora Saraiva (2016), "Gestão Socioambiental" publicado pela editora Atlas (2009), "Responsabilidade Social das Empresas - volume 7" publicado pela Editora Peirópolis (2009) e "Ética e Responsabilidade Social nos Negócios" publicado pela Editora Saraiva (2005), entre outros diversos trabalhos acadêmico-científicos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sustentabilidade, Gestão de Resíduos Recicláveis e Responsabilidade Socioambiental das Empresas. 

Ana Sudano 

Atuando a 20 anos no mercado de moda brasileiro, trabalhou como estilista para empresas de moda com presença nas principais semanas de moda nacionais, destacando 10 anos ao lado da estilista mineira Graça Ottoni. Hoje com atuação e interesse particular relacionados ao Design Sustentável e Circular, atua também no planejamento, curadoria e direção criativa para o BEFW - Brasil Eco Fashion Week, semana de moda sustentável. Além de consultorias em desenvolvimento de produto e planejamento de coleção, é Docente no Senac SP, ministrando cursos técnicos, livres, palestras e workshops com foco em gestão, design, criatividade e inovação em materiais e processos de moda.