Projetos socioambientaIS

Os projetos socioambientais Ubuntu, Botão de Flor e Girassol utilizam resíduos têxteis oriundos da cadeia têxtil e peças de roupas pós-consumo da Indústria da Moda como matéria prima para o desenvolvimento e produção de artesanatos em oficinas de capacitação de população em situação de rua e em extrema vulnerabilidade social. Fazem parte do grupo beneficente: adultos homens, mulheres e transexuais femininas e terceira idade em projetos de troca de saberes com produção de acessórios de moda.

Desde 2018 o projeto conta com parcerias das Secretarias Municipais de São Paulo, Direitos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Turismo, utilizando emendas parlamentares dos vereadores Eduardo Suplicy e Soninha Francine.

Os projetos acontecem em parceria com o Instituto BECEI, que garante a qualidade de atendimento e estrutura do corpo de assistentes sociais, psicólogos e psicopedagogos associados e em ação junto aos três projetos em atividade.

Com o objetivo de expandir as ações, uma proposta está em desenvolvimento para o município de Uberlândia, Minas Gerais, e contará com parceiros locais, tais como o Instituto Ipê Cultural de Uberlândia, Centro de Convivência e Cultura da Saúde Mental de Uberlândia, ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia, além de brechós e oficinas de costura que disponibilizarão resíduos têxteis.

OS projetos pretendem ajudar a responder as seguintes perguntas:

  1. Como ajudar de maneira efetiva e não superficial as pessoas que moram nas ruas da cidade de São Paulo vivendo em extrema vulnerabilidade?

  2. O que fazer com as 48 toneladas por dia de resíduos têxteis que são descartados na cidade de São Paulo?

Conclusão de cursos


Encerramento do primeiro semestre dos cursos de 2021, da turma do Ubuntu e Botão de Flor.

Vídeo de encerramento Ubuno e Botão de Flor.mp4