Projetos socioambientaIS

Os projetos socioambientais Ubuntu, Botão de Flor, Girassol, Fashion Upcycling Industrial, Silk Social e Mobile Upcycling Industrial utilizam sobras de resíduos têxteis oriundos da cadeia têxtil e peças de roupas pós-consumo da Indústria da Moda como matéria-prima para o desenvolvimento e produção de artesanatos em oficinas de capacitação de população em situação de rua e em extrema vulnerabilidade social. O Mobile Upcycling Industrial utiliza sofás usados como matéria prima para novos produtos itens de mobiliários. Fazem parte do grupo beneficiário: adultos homens, mulheres, transexuais femininas, e no caso do projeto Girassol pessoas de terceira idade desempregadas.

Os projetos acontecem em parceria com o Instituto Becei (https://www.institutobecei.org.br/) que desenvolve a reinserção social e profissional da população em situação de rua e do público LGBTQIA+ garantindo a qualidade de atendimento e estrutura do corpo de assistentes sociais, psicólogos e psicopedagogos promovendo e coordenando a realização de oficinas laborais com fins terapêuticos e de economia solidária e empreendedorismo.


Desde 2018 o projeto conta com parcerias das Secretarias Municipais de São Paulo, Direitos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Turismo, utilizando emendas parlamentares do vereador Eduardo Suplicy e Soninha Francine (Professora, jornalista e pesquisadora, foi vereadora de São Paulo por dois mandatos). Os projetos se realizam a partir de editais para turmas semestrais.


Com o objetivo de expandir as ações, aumentando a quantidade de pessoas em processo de capacitação e redução dos resíduos têxteis que seguem para o meio ambiente convocamos organizações privadas interessadas em participar dos projetos socioambientais patrocinando as turmas por semestre. Saiba como pelo link em: https://www.sustexmoda.org/seja-parceiro. Conte com as mentorias, palestras, treinamentos que contribui para incentivar a expansão de suas ações em empresas e organizações, cidades e regiões que utilizam resíduos têxteis e roupas pós-consumo em projetos sociais.

OS projetos pretendem ajudar a responder as seguintes perguntas:

  1. Como ajudar de maneira efetiva e não superficial as pessoas que moram nas ruas da cidade de São Paulo vivendo em extrema vulnerabilidade?

  2. O que fazer com as 48 toneladas por dia de resíduos têxteis que são descartados na cidade de São Paulo?

Móveis

Upcycling social

Capacitação de homens em vulnerabilidade social, utilizando sofás usados que são 100% absorvidos pelo projeto na criação de novos móveis produzidos em pequena escala.

Vídeo de encerramento dos projetos sociais de 2020:

SUSTEXMODA NO RESPONSABLE FASHION SERIES 2021

Prof. Francisca Dantas Mendes was present at the Antwerp Colloquium, bringing information about the social and environmental projects being carried out in Brazil.

A Profa. Francisca Dantas Mendes esteve presente no Colóquio RESPONSABLE FASHION SERIES da Antuérpia levando informações sobre os projetos socioambientais que estão sendo realizados pelo SUSTEXMODA no Brasil.

Antwerp Colloquium


RESPONSABLE FASHION SERIES 2021

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Os projetos socioambientais são uma iniciativa do Instituto Becei e SUSTEXMODA desde 2016