Linha de pesquisa

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE EM TÊXTIL E MODA

11,12 e 13 de novembro de 2024


ESG NO UNIVERSO TÊXTIL E MODA

As linhas de pesquisa a seguir propõem as ESG como principais guias para cada Grupo de Trabalho. Utilize um ou mais GTs como proposta para o seu resumo e artigo científico.

O IV Congresso Internacional de Sustentabilidade em Têxtil e Moda aborda a importância dos princípios ESG na indústria da moda. A moda está buscando reduzir seu impacto ambiental, melhorar as condições de trabalho e promover a transparência. A moda sustentável procura usar materiais eco-friendly, adotar processos de produção eficientes e promover a circularidade. Além disso, a indústria está comprometida em garantir condições de trabalho justas, eliminar o trabalho infantil e promover a diversidade. A transparência e a ética também são fundamentais, com as marcas divulgando suas práticas de sustentabilidade e governança. O movimento ESG na moda está impulsionando uma transformação necessária para um setor mais responsável, onde a moda e a sustentabilidade caminham juntas. O congresso é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e inspirar ações transformadoras na indústria da moda sustentável.

GT1 - E - Ambiental (Environmental): 

O GRUPO DE TRABALHO 1 - No âmbito ambiental a indústria da moda tem buscado reduzir os impactos negativos, isso envolve a adoção de práticas sustentáveis ​​em todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a escolha de materiais eco-friendly até a implementação de processos de produção mais eficientes e a redução do desperdício. Além disso, a moda está explorando novas tecnologias e inovações para promover a circularidade, estimulando o reaproveitamento e a reciclagem de roupas.

GT2 - S - Social (Social)

O GRUPO DE TRABALHO 2 - Social, o aspecto social, a indústria da moda está se comprometendo a garantir condições de trabalho justas e seguras em toda a sua cadeia de suprimentos. Isso implica em garantir salários dignos, eliminar o trabalho infantil e promover a diversidade, a igualdade de gênero e o respeito aos direitos humanos. Além disso, marcas estão se engajando em projetos sociais e comunitários, buscando causar um impacto positivo nas comunidades onde atuam.

GT3 - G - Governança (Governance):

O GRUPO DE TRABALHO 3 - Governança, no que diz respeito à governança, a transparência e a ética são fundamentais. As empresas de moda estão sendo pressionadas a divulgar informações sobre suas práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, bem como a adotar políticas claras de governança corporativa. Isso inclui a garantia de uma gestão responsável e ética, com mecanismos de prestação de contas e controle adequados.

Desejamos a todos ótimas pesquisas!

Equipe SUSTEXMODA


Dúvidas entre em contato com: coordenacao@sustexmoda.org