Dúvidas frequentes

SOBRE O CONGRESSO:


- Quem pode participar do Congresso Internacional SUSTEXMODA?

Todos os envolvidos nos segmentos têxtil e de moda estão convidados a participar com as suas práticas sobre a sustentabilidade. Estamos convidando professores, alunos, pesquisadores, profissionais, empresários e também o poder público, a participarem e submeterem as suas pesquisas científicas. Consulte o template de submissão no site para formatar a sua pesquisa. Acesse: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão.


- Se o Congresso é internacional ele acontecerá em inglês?

O evento será em português com exceção das participações internacionais e terá tradução simultânea para inglês/ português para as participações internacionais e painéis/ mesas redondas.


- Quando acontecerá o evento?

 Para acompanhar o cronograma do evento com todas as datas e prazos importantes acesse: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão


- Qual será o formato do evento, presencial, virtual ou híbrido?

O III Congresso Internacional de Sustentabilidade em Têxtil e Moda será totalmente em formato virtual.


- Como posso participar?

Você pode participar enviando seu resumo para sustexmoda.apoio@usp.br. Acesse o site para baixar o template da submissão em: https://sites.google.com/d/18uDHur8f54Yw1GnlG5TG9GU86FqCPqjq/p/1wv8LAdzyPgKSLjxI07svr0l1RNlSVdt5/edit.

Uma vez seu resumo aprovado pela comissão científica, é enviado o e-mail de aprovação para  banner ou apresentação oral, com eventuais correções a serem realizadas. A apresentação deverá ser gravada contendo a pesquisa científica.  O vídeo deverá ser apresentado pelos autores da pesquisa. Para baixar  o template para apresentação acesse: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão.

Você pode participar também se inscrevendo para assistir a todo o evento conforme data que será divulgada nos sites e mídias sociais e interagir fazendo perguntas para os palestrantes. 


- Quanto custa para participar do evento?

O Congresso é totalmente gratuito. Basta se inscrever conforme orientações divulgadas no site em suas datas especificadas. Saiba mais em: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão.


- Por se tratar de um Congresso internacional, posso apresentar na minha língua nativa ou deve ser feito e apresentado em inglês?

Se o português não é sua língua nativa, você deverá escrever e apresentar em inglês. Se você for brasileiro tem a opção de escrever e apresentar em inglês. O evento conta com tradução simultânea das apresentações em inglês para português.  


- Quando começarão as inscrições para o evento?

Conforme a divulgação no site. Para saber acesse: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão.


- O Congresso disponibiliza certificado?

Sim, todos que participarem do Congresso receberão certificados conforme sua inscrição e participação efetiva. 


- Em quanto tempo receberei meu certificado?

Conforme o processamento de todos os certificados pós evento em até no máximo 3 meses.


- Com quem posso me relacionar para falar especificamente sobre certificados? 

Conte conosco para tirar todas as suas dúvidas pelo e-mail suxtexmoda@sustexmoda.org. Acesse o site em: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/dúvidas-frequentes.


- Haverá alguma publicação sobre o Congresso? 

Os melhores artigos serão selecionados para serem publicados no livro “Interfaces da Moda Sustentabilidade”. Os selecionados pela comissão científica serão convidados por e-mail a participar após o evento.


- Se meu artigo for selecionado para participar do Congresso e eu não apresentar no dia, ainda assim posso receber o meu certificado?

O certificado de participação das apresentações de artigos somente será enviado por e-mail conforme a apresentação e participação ao vivo no dia do evento.


- Como vou saber a data e a hora da minha apresentação?

Os horários das apresentações serão divulgados no site https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda e comunicado por e-mail.


- Se meu artigo for selecionado e eu não apresentar no dia ainda assim será publicado nos Anais?

O Congresso considera como desistência os casos em que o participante aprovado não apresenta seu artigo no dia comunicado no site e por e-mail e por tanto automaticamente não fará parte dos anais do congresso.


- O que são anais de Congresso?

Os anais do Congresso são um documento com  a coleção dos  trabalhos científicos publicados na ocasião do evento. O documento inclui resumos, artigos, pôsteres e outros tipos de trabalhos apresentados, ele é divulgado no site alguns meses depois do evento.


- Não estou fazendo mestrado e doutorado, posso submeter um resumo?

Todos os envolvidos nos segmentos têxtil e de moda estão convidados a participar com as suas práticas sobre a sustentabilidade. Estamos convidando professores, alunos, pesquisadores, profissionais, empresários e também o poder público, a participarem e submeterem as suas pesquisas científicas. Consulte o template de submissão no site para formatar a sua pesquisa. Acesse: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão.

SUBMISSÕES:


- O que é submissão?

Submissão é o envio do seu artigo ou resumo que compõe um artigo científico. Essa produção textual, resumo do artigo, é solicitada para apresentar a proposta do artigo científico que deverá se enviada e posteriormente apresentada no Congresso conforme aprovação de um comitê de científico formado por professores. Após a submissão, o resumo do artigo será avaliado e se aprovado, será solicitado o artigo científico para a apresentação na data da realização do evento.


- Qual o prazo para submeter o artigo?

O calendário com as datas importantes com prazos estão divulgados no site e são atualizados. Portando se mantenha informado em: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão.


- O que é um artigo científico?

Artigo científico são produções textuais que tem a finalidade de comunicar os resultados de pesquisas, ideias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna dentro de uma linguagem acadêmica.

Para saber mais sobre artigo científico e como desenvolver acesse: https://artigocientifico.com.br/


- É possível submeter mais de um artigo por autor?

Sim. O Congresso não colocou limites no número de artigos por autores.


- Posso submeter um artigo já submetido e apresentado em outro congresso?

Não, o artigo para o Congresso SUSTEXMODA deve ser autoral e inédito, mas pode ser a evolução de uma pesquisa de algum artigo já publicado anteriormente.


-Tenho interesse em participar enviando o resumo de artigo. Por onde começo?

Siga as seguintes etapas para submissão:


- Devo seguir o template do congresso?

O site sustexmoda.org disponibiliza um template para a formatação do seu arquivo e apresentação. Acesse em: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão. Seu trabalho deverá seguir os prazos e padrões solicitados pelo site para ser aprovado pelo comitê científico.


- Como é uma apresentação de artigo?

Para a apresentação do artigo aprovado, o III Congresso SUSTEXMODA disponibiliza um template para a apresentação do artigo. Acesse em: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão.


- Nunca participei de um Congresso. Quais as etapas para submeter e apresentar meu artigo em um congresso?

As etapas para participação com apresentação no evento são: 

-Submissão do resumo do artigo;

-Avaliação da comissão científica do Congresso;

-Se aprovado, será solicitado entre outros o envio do artigo científico;

-Apresentação do trabalho na data informada no site e por e-mail.

Sempre se mantenha atualizado sobre as datas e prazos no site em: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão.


PRORROGAÇÕES DE SUBMISSÕES:


- Com as prorrogações de submissões, a data do evento pode sofrer alteração também?

Não, a data do evento segue como divulgada no site sem alterações. 


- A data de submissão do resumo de 4 páginas foi prorrogado, gostaria de saber se a data para entrega do artigo final também será alterada?

A data do artigo final não será alterada, por que está vinculada ao cronograma da produção do livro do congresso.


- O site comunica que dia em que começará a divulgação do resultado dos resumos aprovados, porém não tem a data de envio do trabalho final, qual a data de envio do trabalho completo?

Fique atento ao seu e-mail! Com a comunicação da aprovação, serão enviadas todas as orientações sobre o trabalho final e data de entrega e data da apresentação.

PÚBLICO DO EVENTO:


- Sou profissional liberal informal, o evento é direcionado somente para o meio acadêmico?

 Todos os envolvidos nos segmentos têxtil e de moda estão convidados a participar com as suas práticas sobre a sustentabilidade. Estamos convidando professores, alunos, pesquisadores, profissionais, empresários e também o poder público, a participarem e submeterem as suas pesquisas científicas. Consulte o template de submissão no site para formatar a sua pesquisa. Acesse: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão


- Trabalho no setor público, posso enviar submeter meu artigo?

Todos os envolvidos nos segmentos têxtil e de moda estão convidados a participar com as suas práticas sobre a sustentabilidade. Estamos convidando professores, alunos, pesquisadores, profissionais, empresários e também o poder público, a participarem e submeterem as suas pesquisas científicas. Consulte o template de submissão no site para formatar a sua pesquisa. Acesse: https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/iii-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-têxtil-e-moda/iii-procedimentos-para-submissão


- Por se tratar de um Congresso internacional, eu devo apresentar em inglês?

Se o português não é sua língua nativa, você deverá escrever e apresentar em inglês. Se você for brasileiro tem a opção de escrever e apresentar em português ou em inglês. 

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS DE PUBLICAÇÃO E DE RESPONSABILIDADE AUTORAL:


- Para que serve esse Termo?

O Termo de Cessão de Direitos de Publicação e de Responsabilidade Autoral concede a permissão dos direitos autorais referentes aos trabalhos apresentados no respectivo Congresso correspondente e seu autor para divulgação em revistas técnicas e ANAIS.


- Como devo preencher o Termo corretamente?

O Termo possui um exemplo de preenchimento.

Deve-se substituir os dados a realidade do autor/autores tais como instituição, entre outros. 


- Onde encontro o Termo para permitir que meu trabalho seja divulgado?

O Termo está localizado na página 5 do arquivo do template para formatação do artigo. Siga no link: Procedimentos para submissão e calendário do evento.


- O Termo deve ser assinado pelos autores de artigo?

Somente Termos assinados por todos os autores do artigo submetido e apresentado no respectivo Congresso participará da divulgação em revistas técnicas e nos ANAIS do Congresso. 

VOLUNTARIADO NO CONGRESSO:


- A onde posso me candidatar para trabalhar no congresso?

A ONG SUSTEXMODA conta com uma grande equipe de voluntários que atuam em todas as frentes: Projetos Sociais, Congresso, Encontros e Seminários entre outros. Se você tem interesse de participar da equipe, faça sua inscrição em seja membro em: https://forms.gle/y61zRP4faef2BWqV8