Relatório

Relatório do I SUSTEXMODA 2019 

 

O I Congresso Internacional de Sustentabilidade em Têxtil e Moda – I SUSTEXMODA 2019 é parte das atividades acadêmicas do NAPI Sustentabilidade Têxtil e Moda, devidamente homologado pela pró-reitora de pesquisa no segundo semestre de 2017. Foi coordenado pelos professores Dra. Francisca Dantas Mendes e Dr. Antônio Takao Kanamaru, divulgado no site www.susustemoda.org com uma aba exclusiva contendo todas as informações sobre o evento, Facebook @sustexmoda.congresso e Instagram @sustexmoda.

 

O evento foi gratuito, com apoio institucional de algumas empresas e participação do poder público. O Sr. Prefeito Bruno Covas Lopes, cuja presença estava confirmada não pode comparecer em razão de atividades não previstas e urgentes. Houve, porém, a participação, em mesas redondas, dos vereadores pela cidade de São Paulo, Sr. Eduardo Matarazzo Suplicy e Sra. Sonia Francine Gaspar Marmo e do Sr. Fábio Feldmann, ex-deputado federal por São Paulo.


O evento, de caráter internacional, contou, além de palestrantes de vários países, como palestrantes especiais, o Sr. Prof. Dr. Ian W. King, Professor of Aesthetics and Management, University of the Arts London and London College of Fashion e a Sra. Professora. Dra. Annick Schramme, Academic Director Creative Industries of Antwerp Management School, o Sr. Professor. Dr. Carles Carreras, Universidad de Barcelona, Espanha, presentes em todas as atividades do Congresso com palestras, avaliações, comentários e mesas redondas.

 

 Dados quantitativos do Congresso: 

Site:https://www.sustexmoda.org/congresso-internacional/i-congresso-internacional-de-sustentabilidade-em-t%C3%AAxtil-e-moda 


De modo mais detalhado:

1 exposição, concurso e apresentação de trabalhos de 16 alunos;

420 pessoas votaram para a escolha dos 3 primeiros lugares para cada concurso: melhor look e melhor preço;

 

Inscrições no evento 

​903 inscritos;

70 inscritos nas duas atividades extra congresso.


Os números acima foram expressivos, apesar dos imprevistos causados no dia 30/05/2019. Neste dia alunos declararam greve na unidade, todas as aulas foram suspensas e várias manifestações foram organizadas. Decidimos não cancelar o evento em respeito ao grande número de pessoas com residência fora de São Paulo, que estavam inscritas e participando presencialmente. 

 

O maior apoiador foi a Secretaria Municipal do Lazer e Turismo, a empresa Lenzing subsidiou a vinda de dois palestrantes internacionais, os doutores Ian W. King Annick Schramme. O professor Dr. Carles Carreira vei para o evento da ECA e nos brindou com sua participação em mesa redonda A empresa Topx Group forneceu sacolas de papel craft.  A empresa Focus Têxtil doou os prêmios em tecido para os três primeiros colocados de cada concurso.


Também estamos editando os Anais com o apoio voluntário de uma ex-aluna de mestrado Mariana Laktin, como editora e o Sr. Tom, da EACH. Em paralelo, estamos organizando o livro “Interfaces da Moda: Sustentabilidade”, também com o apoio da mesma aluna. Estamos nos organizando e convidando professores a fazerem parte do comitê editorial para avaliar a qualidade das pesquisas e dos resumos expandidos. Os trabalhos aprovados serão convidados a escrever um capítulo de livro sobre cada pesquisa apresentada no congresso, com sugestão de apresentar um novo título. O livro será editado no ano de 2020. 


Lembrando que este foi o nosso primeiro evento, enfrentamos sérios desafios que foram sanados com tranquilidade pelos alunos e voluntários, mestrandos regulares, especiais e até ouvintes e os alunos da graduação envolvendo-se no evento com considerados destaques. 


Concluímos na reunião de avaliação do evento que todos os esforços foram recompensados. Surpreendeu o número de pessoas interessadas e, pelos comentários, houve elogios quanto ao formato, que proporcionou a participação de todos. Houve interesse na assistência de todas as apresentações e a 

composição das mesas também elevou o nível acadêmico dos debates e apresentações com experiências inusitadas e reveladoras, como é possível observar pelos trabalhos registrados nos anais do evento. 

Mais informações sobre o evento encontram-se no site: www.sustexmoda.org

 

Coordenação do Evento:   Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes e Prof. Antônio Takao Kanamaru.


O Evento foi apresentado on-line pelo IPTV.