University of Antwerp

Universidade da Antuérpia (em neerlandês: Universiteit Antwerpen) é uma das principais universidades belgas, localizada na cidade de Antuérpia, nos Flandres.

A Universidade de Antuérpia tem cerca de 18 mil estudantes, o que a torna a terceira maior universidade dos Flandres, e oferece cursos de bacharelado, mestrado, mestrado avançado e programas de doutorado em holandês, francês e inglês. Mais de 1.000 desses alunos (estudantes de intercâmbio não incluídos) são de países estrangeiros, sendo a maioria de nações da União Europeia.

RESPONSBLE FASHION SERIES

A moda pode salvar o mundo?

No momento, estamos em uma crise que não se parece com nada que já enfrentamos antes e fomos lembrados de nossa experiência

em Antuérpia no início da década de 1990. Então, estávamos enfrentando mudanças sociais importantes na Europa, aumentando a globalização, uma escalada da migração e o rompimento de partidos populistas por toda a Europa. Antuérpia se tornou em 1993 a capital cultural da Europa e seguia com o 'slogan': “As artes podem salvar o mundo?” O que Antuérpia 93 queria estimular era uma reflexão e debate sobre o papel social que as Artes e a Cultura (incluindo a moda)

poderiam desempenhar e, assim, oferecer abordagens inovadoras através das artes e da cultura como um remédio utópico. A crise hoje pode precisar de algo

semelhante? Assim sendo, atualizamos a nossa oferta: pode a moda salvar o mundo?  

Muitos de vocês podem concordar rapidamente que a moda pode ser conhecida por seu potencial disruptivo e, portanto, à frente de seu tempo ou, alternativamente, você pode vê-la de forma diferente, em vez de ser sintomática dos problemas de hoje? Afirmamos que nenhum outro campo de estudo e prática abraça a mudança como a moda e aqui em Antuérpia os designers de moda são há muito tempo conhecidos pela sua criatividade e imaginação disruptiva.