Virada Sustentável SP 2023

SUSTEXMODA NA VIRADA SUSTENTÁVEL

22/09/23

SUSTEXMODA faz oficinas e palestras gratuitas sobre reaproveitamento de roupas e tecidos e sustentabilidade na indústria têxtil, dentro do Virada Sustentável

As atividades abertas ao público acontecerão no Parque Villa-Lobos, dias 23 e 24 de setembro, das 10h às 16h.

 

Você quer aprender como otimizar as peças do seu guarda-roupa em vários looks? Ou ainda: como renovar as suas peças preferidas com tingimento orgânico e caseiro? Ou, quem sabe, obter mais informações sobre o mercado da moda e seu impacto na sustentabilidade do planeta?

Esses serão apenas alguns dos temas abordados no estande do “SUSTEXMODA, dentro do Virada Sustentável, que acontecerá no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de setembro (sábado e domingo), das 10h às 16h. Todas as atividades serão gratuitas.

Essas atividades fazem parte do projeto “Sustexpo” – uma grande exposição cultural de atividades sobre sustentabilidade, que já realizou edições anteriores em cidades como Guararapes e Tupã, patrocinado pela Electrolux através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

“Estamos muito felizes de poder realizar um braço do Sustexpo em São Paulo, através do SUSTEXMODA. Nossa ideia é justamente proporcionar dicas sobre o que as pessoas podem fazer no dia a dia em prol da sustentabilidade do planeta. E firmamos essa parceria bem legal com o Virada Sustentável, de um lado, e com o Instituto Sustexmoda, do outro, para proporcionar ao público em geral informações bem legais sobre o que eles podem fazer pela sustentabilidade a partir das suas próprias roupas” – ressalta Ricardo Maia, produtor e criador do SustExpo.

A frente socioambiental SUSTEXMODA (www.sustexmoda.org) trabalha desde 2016 na capacitação da população em vulnerabilidade e redução de resíduos têxteis descartados nas calçadas de São Paulo. O Instituto SUSTEXMODA com berço no Núcleo de Apoio a Pesquisas da USP, busca soluções em ações reais para a Sociedade, e é coordenado pela Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes. “O obstáculo maior é a consciência”, diz a Profª Dra. Francisca Dantas Mendes sobre o ônus dos resíduos têxteis para o planeta.

As inscrições para cada atividade serão realizadas por ordem de chegada e obedecerão à capacidade do espaço. 


PROGRAMAÇÃO


SÁBADO 23/9/23 

10h30_Palestra: O mercado e seus os impactos da moda - O Design de UPCYCLING como novos produtos

Com Profa. Dra. FRANCISCA DANTAS MENDES - Têxtil e Moda EACH - USP. Coordenadora do NAPI SUSTEXMODA - USP. e Profa. MSC MARGO ISAAC – Msc em Têxtil e Moda. Fashion Designer Digital. Diretora Academy do Instituto SUSTEXMODA. Pesquisadoras centradas em Cadeia Têxtil e Indústria da Moda. 

11h30_Oficina: Upcycling Funcional

Com THAYAN VENTURINI – Licenciade em Artes Visuais pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, além de Bacharel em Moda pela Faculdade Santa Marcelina - FASM, com ênfase no segmento de Figurino. Está finalizando o bacharel em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP). ,Também é o atual coordenador de comunicação e design gráfico do Instituto SUSTEXMODA. 

14h00_Palestra: Como Renovar a suas Peças Preferidas com Tingimento Orgânico e Caseiro

Com JULIANA BASTOS – Proprietária da marca Manui Brasil.  Estilista formada pela Faculdade Santa Marcelina em Moda, é tintureira, e pesquisadora da área de sustentabilidade com foco no tingimento natural no NAPI SUSTEXMODA - USP.

15h30_Oficina: Upcycling Funcional 

Com KETILLEY LUCIENE de JESUS PURPURA - Mestranda Têxtil e Moda EACH USP. Profissional de Fashion CAD e pesquisadora de Sustentabilidade em Têxtil e Moda.

DOMINGO 24/9/23

10h30_Oficina: Upcycling Funcional

Com TERUKO SAITO - Bacharela em Têxtil e Moda. Pesquisadora centrada em circularidade e sustentabilidade junto ao NAPI SUSTEXMODA - USP.

11:30 hs Palestra: O Guarda-roupa Sustentável: como Transformar 20 Peças do seu Guarda-roupa em mais de 100 Looks. MARA DÉBORA COSTA, autora, mídias sustentável e pesquisadora em Têxtil e Moda.

14 hs- Palestra: Vicenta Perrotta Tecnologia social: Transmutação Têxtil

VICENTA PERROTTA artista, estilista, fundadora e presidente do Ateliê TRANSmoras, realiza projetos que contribui na formação e construção de empoderamento econômico e profissional de pessoas trans, ensinando sua técnica de transformar o lixo têxtil em uma moda mais democrática, colaborativa e regenerativa.


15h30_Oficina: Upcycling Funcional com GRAZIELA MARTINS CAVALCANTI - Profa. da Faculdade Santa Marcelina, disciplina Desenho de Moda, é specialista em química têxtil, é pesquisadora em Têxtil e Moda no NAPI SUSTEXMODA - USP. É Coordenadora Pedagógica do Academy Instituto SUSTEXMODA.

 

Exposição de 23 a 24 de setembro no stand da Eletrolux

Exposição de Upcyclinf Fashion – Exposição dos looks dos alunos de bacharelado do curso de Têxtil e Moda da EACH - USP


RECEPÇÃO DO PÚBLICO VISITANTE NO STAND ELECTROLUX/ SUSTEXMODA 


Serviço:

Datas: 23 e 24 de setembro de 2023 – sábado e domingo

Horários: das 10h às 16h

Local: Parque Villa-Lobos, São Paulo, na área “Virada Sustentável”

Ingressos: Gratuitos mediante capacidade disponível de público no local.

Censura: Livre

Realização: Ministério da Cultura, Virada Sustentável, Instituto SUSTEXMODA, APREL, Ricardo Maia Produções, Berlin.

Patrocínio: Electrolux

Fotos do evento: