GT Têxtil - Encontro sobre Resíduos Têxteis

O Grupo de Trabalho Têxtil (GT Têxtil) organizado pelo SUSTEXMODA são encontros realizados na Câmara dos Vereadores de São Paulo e que tem como proposta de participação à sociedade representada civilmente por empresários do setor, associações, grupos, coletivos, poder público e academia, para discussão e encaminhamento de assuntos específicos relacionados a resíduos têxteis gerados pela indústria da moda e roupas pós-consumo. Todos estão convidados a participar e debater pela busca de soluções e melhoria de processos internos e externos visando minimizar os impactos gerados para o meio ambiente, sociedade e economia. Os eventos podem ou não ter continuidade conforme as dinâmicas e interesses de cada encontro.

V Encontro Nacional sobre Resíduos Têxteis





No dia, 01/03/2023, aconteceu o GT Têxtil, V Encontro Nacional sobre Resíduos Têxteis na Câmara Municipal de São Paulo, com grande importância para a sociedade brasileira.  

Durante o GT Têxtil, foram discutidas estratégias para reduzir o impacto ambiental dos resíduos têxteis na cidade de São Paulo, em especial provenientes das regiões do Brás e Bom Retiro, importantes polos produtores de vestuário. Os resíduos têxteis são um problema global, cada vez mais grave e altamente poluente pela química que compõe esse produto final de difícil decomposição. Compareceram representantes de empresas públicas e privadas para discutir os impactos pensando em soluções.

É dever da sociedade civil e privada, zelar pelo meio ambiente e se tornar responsável pelos produtos descartado e destinados aos aterros sanitários

O SUSTEXMODA segue promovendo e poiando iniciativas como o Encontro Nacional sobre Resíduos Têxteis pela sensibilização e conscientização da importância, da sustentabilidade na indústria da moda.

O GT Têxtil de 2022 oi aberto ao público e contou com a participação do vereador Eduardo Suplicy, da professora, jornalista e pesquisadora Soninha Francine, do secretário executivo de mudanças climáticas do estado de São Paulo, Sr. Antônio Fernando Pinheiro Pedro.

As representantes Thais Dantas Mendes e Fabiana Mendes de Lima do SUSTEXMODA, apresentaram junto a Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes, o projeto Zero Resíduo Têxtil nas Calçadas de São Paulo, que propõe a absorção total das toneladas diárias de resíduos que hoje em dia seguem para aterros sanitários da cidade e que podem ser utilizados como matéria-prima para novos produtos e para projetos sociais de capacitação de população de rua. O representante da Sílex Tecnologias Ambientais, Sr. Luiz Gilberto Lauffer apresentou uma possível solução para os têxteis que não seriam aproveitados em outros processos transformando todo o tipo de resíduo em energia limpa e carbono negativo.

Participaram também representantes da iniciativa privada, entidades de classe, professores, estudantes, pesquisadores e pessoas que, de alguma forma, tem envolvimento com resíduos sólidos, resíduos têxteis, indústria têxtil, indústria da moda, tecnologias ambientais e busca por soluções sustentáveis visando sociedade, meio ambiente e economia.

O evento foi realizado 14/04/2022 das 9h às 12h na Câmara Municipal de São Paulo localizado no Viaduto Jacareí, 100, São Paulo, capital sala Sérgio Vieira de Melo. O evento foi transmitido ao vivo pelo link: https://www.saopaulo.sp.leg.br/transparencia/auditorios-online/sala-sergio-vieira-de-mello-sala/

O lll Encontro aconteceu também na Câmara Municipal em 9 de Março de 2020  com o proposito de Constituir o GT Têxtil na câmara dos Vereadores sob coordenação do vereador Suplicy e da Então vereadora Soninha. O propósito foi expandir o estudo sobre a viabilidade a do projeto, sua implementação e expansão. Em função da pandemia o GT Têxtil será retomado agora no segundo semestre de 2021.

Estiveram presente: Representantes da AMLURB, da ABIT, de ONGs de Catadores, Vereadora Soninha e vereador Suplicy

Primeiro GT de Resíduos Têxteis nas Calçadas - 09/03/2020  - Fotos do Encontro

Segundo o Sinditêxtil-SP, só na região do Brás e Bom Retiro estão localizadas cerca de 1.200 confeitarias. Uma pesquisa do NAPI-SUSTEXMODA (Núcleo de Apoio à Pesquisa de Sustentabilidade na Cadeia Têxtil e na Indústria da Moda), em parceria com a concessionária de coleta de resíduos LOGA, apontou a que, em setembro de 2017, região que descartava para aterros sanitários 46 toneladas de resíduos têxteis pelo dia.

Estiveram presentes representantes da AMLURB, da ABIT, da ABRAVEST, da ABVTEX, da C&A, ONGs de Catadores, vereadora Soninha e vereador Suplicy. Saiba mais sobre o evento e programação em:   II Encontro sobre Resíduos Têxteis: um diálogo com a sociedade - Soninha Francine 

Link do evento: II Encontro sobre "Resíduos Têxteis: Um Diálogo com a Sociedade"

www.youtube.com/watch?v=BXCTkSw9iHA 

I Encontro sobre "Resíduos Têxteis: Um Diálogo com a Sociedade" foi realizado no dia 03 de junho de 2019, na sala de congregação da FEA. Esse primeiro encontro focou em dados sobre os Resíduos Têxteis Gerados pelo Processo de Produção do Vestuário de Moda e pela apresentação dos resultados dos projetos do SUSTEXMODA nos últimos quatro anos.

PDF da apresentação do I Encontro:

I Encontro sobre Resíduos Texteis_Um diálogo com a sociedade.pdf 

Este Movimento teve por objetivo deixar claro o volume de resíduos descartados nos aterros sanitários diariamente. Foi feito um chamamento ao órgão público, associações de classe, ONGs e representantes da sociedade e da academia: AMLURB, ABIT, ABRAVEST, ABVTEX, SIMA, Movimento POP RUA, Catadores, empresas envolvidas com o tema de alguma forma e também assessores de vereados.

O ll Encontro aconteceu na Câmara Municipal em 9 de dezembro de 2019. Dessa vez foi apresentado o projeto Zero Resíduo Têxtil nas Calçadas de São Paulo e foram discutidos soluções para o descarte incorreto.