Imprensa/Release

 CONTEÚDO PARA RELEASE


O que é o Instituto SUSTEXMODA?


O Instituto SUSTEXMODA nasceu do Núcleo de Apoio a Pesquisa SUSTEXMODA, homologado pela USP e em atividade desde 2016. É um grupo formado por pesquisadores da Universidade de São Paulo e profissionais do segmento coordenados pela Professora Doutora Associada Francisca Dantas Mendes que, em busca de parcerias, busca soluções sustentáveis ​​(sociedade, economia e meio ambiente) para os impactos causados ​​pela Cadeia Têxtil e pela Indústria da Moda.

O SUSTEXMODA tem o objetivo de promover e estimular pesquisas voltadas à ampliação e divulgação de impactos positivos por meio da pesquisa acadêmica/científica, em projetos socioambientais, por meio do Congresso Internacional de Sustentabilidade Têxtil e da Moda, em Seminários realizados em parceria com o poder público, junto a empresas privadas e representantes da sociedade. O time busca minimizar os impactos negativos causados ​​na sociedade, economia e meio ambiente pela Cadeia Têxtil e Indústria da Moda, possibilitando a melhoria da Sustentabilidade no Brasil e no Mundo.

Quem é a Profa. Dra. Francisca, idealizadora do SUSTEXMODA?


Minibiografia completa da presidente do SUSTEXMODA

A Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes é Professora, Associada e Pesquisadora da USP- EACH e Presidente do Instituto SUSTEXMODA. É pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP e coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda, NAPI-SUSTEXMODA, junto a Pró-Reitora da USP. Possui pós-doutorado pela FAU/USP, com o projeto de pesquisa, Moda na Cadeia Têxtil e suas Questões Ambientais. Possui doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. É graduada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. É líder do grupo de pesquisa no CNPq, Moda na Cadeia Têxtil. Compõe o comitê científico do Responsable Fashion Series da Antuérpia,, Bélgica. Foi empresária do ramo de moda e figurino para palco. É palestrante, autora de três livros e inúmeros artigos publicados. Realiza projetos socioambientais com pessoas em vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis e roupas pós-consumo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5767250736806527 

Minibiografia reduzida da presidente do SUSTEXMODA 

A Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes é Professora, Associada e Pesquisadora da USP- EACH, Presidente do Instituto SUSTEXMODA e coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda, NAPI-SUSTEXMODA USP, junto a Pró-Reitora da USP. Possui pós-doutorado pela FAU/USP. Possui doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. É graduada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. É líder do grupo de pesquisa no CNPq, Moda na Cadeia Têxtil. Compõe o comitê científico do Responsable Fashion Series da Antuérpia, Bélgica. É palestrante e mentora, autora de três livros e inúmeros artigos publicados. Realiza projetos socioambientais com pessoas em vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis e roupas pós-consumo. 

Minibiografia curta da presidente do SUSTEXMODA 

A Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes é Professora, Associada e Pesquisadora da USP- EACH, Presidente do Instituto SUSTEXMODA e coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda, NAPI-SUSTEXMODA USP. Possui pós-doutorado pela FAU/USP, doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista e é graduada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Compõe o comitê científico do Responsable Fashion Series da Antuérpia, Bélgica. É palestrante e mentora, autora de três livros e inúmeros artigos publicados.

Minibiografia reduzida da vice-presidente do SUSTEXMODA 

A Margô, Maria Goreti Isaac é Fashion Design, pesquisadora do NAPI SUSTEXMODA - USP e vice-presidente do Instituto SUSTEXMODA. Mestre pela Universidade de São Paulo EACH - USP em Têxtil e Moda desde 2022. Possui pós-graduação em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina - Pintura em Aquarela (2000). Foi professora de Modelagem Bidimensional na Faculdade de Moda Santa Marcelina (1995-2000). É graduada em Escultura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1984). Tem experiência nas áreas de Moda, Artes e Ilustração digital (MAG Design), Design de Moda e Joalheria. 

Minibiografia curta da vice-presidente do SUSTEXMODA 

A Profa Margô, Maria Goreti Isaac é bacharel em Escultura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, mestre em Têxtil e Moda pela EACH USP, foi diretora de criação da Mag Design, leciona Modelagem Bidimensional é Fashion Designer, Escultora e Ilustradora Digital e vice-presidente do Instituto SUSTEXMODA.  

Logotipo Instituto SUSTEXMODA (para uso livre)

QRCode Instituto SUSTEXMODA

Logotipo NAPI SUSTEXMODA USP (para ser usado em projetos da USP)

QRCode Instagran SUSTEXMODA