Últimas notícias:

Está na mídia:

INDÚSTRIA TÊXTIL: FORÇA QUE IMPULSIONA A ECONOMIA DE MINAS GERAIS E DO BRASIL


A indústria têxtil e a moda, com toda a sua cadeia produtiva, tá com você no vestuário, tá nos calçados e bolsas, tá nas joias e bijuterias, tá presente em todos os momentos do seu dia a dia. Acordou? Ela tá na roupa de cama e tá no pijama. Vai para o banho? A toalha tá ali também. Vai se arrumar para sair ou trabalhar em casa? Pega a roupa e o calçado. Na hora do almoço tem a toalha de mesa. A indústria têxtil tá em tudo.

Está na mídia:

RELATÓRIO DIZ QUE MARCAS DE MODA SÃO "MUITO LENTAS" EM MATÉRIA DE SUSTENTABILIDADE E TRANSPARÊNCIA ÉTICA


O Fashion Transparency Index 2021 (Índice de Transparência da Moda 2021), que acompanha 250 das maiores marcas e retalhistas de moda do mundo, afirma que as empresas alcançaram uma transparência média de apenas 23% quanto às suas práticas de sustentabilidade, incluindo emissões de carbono, resíduos têxteis e remuneração dos trabalhadores.

Está na mídia:

THE NORTH FACE ANUNCIA NOVAS INICIATIVAS DE SUSTENTABILIDADE


A americana The North Face é a mais recente retalhista a anunciar novas iniciativas de sustentabilidade que irão transformar várias áreas dos seus negócios, desde o desenvolvimento de produtos à embalagem, e irão até mesmo envolver os clientes com um novo programa de devolução.

Está na mídia:

THE LYCRA COMPANY REFORÇA AÇÕES DE ECONOMIA CIRCULAR NO SETOR TÊXTIL


A The LYCRA Company lançou os seus primeiros fios feitos 100% de resíduos têxteis. Os fios sustentáveis COOLMAX® EcoMade e THERMOLITE® EcoMade resultam de uma colaboração estratégica com a ITOCHU Corporation, uma empresa japonesa de comércio e desenvolvimento de negócios internacionais, com força nos setores relacionados ao consumidor final, incluindo o setor têxtil. Os novos fios passam a associar os seus atributos principais de desempenho de resfriamento e aquecimento, respectivamente, à sustentabilidade, em busca de uma necessidade crítica da indústria têxtil global.

Está na mídia:

LENZING COLABORA COM A ORANGE FIBER PARA LANÇAR VISCOSE COM FIBRA DE LARANJA


O fabricante têxtil austríaco Lenzing fez uma parceria com a startup italiana Orange Fiber para integrar celulose da laranja na produção de fibra com a marca Tencel. A Orange Fiber possui um processo inovador que permite o uso da casca de laranja no desenvolvimento de novos materiais, que agora serão combinados com a fibra Tencel para a coleção “Limited Edition”.

Está na mídia:

POR QUE A RENNER COMPROU O BRECHÓ ONLINE REPASSA?


Quando captou quase R$ 4 bilhões, em maio deste ano, o mercado especulou sobre um grande alvo na mira da Lojas Renner. Nesta quinta-feira, 15 de julho, a companhia anuncia sua primeira aquisição: a pequena Repassa, um brechó online que revende peças de vestuário, calçados e acessórios usados.

Está na mídia:

RFIVE TRAZ SOLUÇÃO PARA O DESPERDÍCIO TÊXTIL


O projeto que junta a Recutex, a Fiavit e a Lurdes Sampaio transforma vestuário em fim de vida e sobras da confeção em novas fibras, que por sua vez vão tornar-se em malhas com valor acrescentado para a produção de roupas novas, respondendo ao desafio da economia circular.

Está na mídia:

INOVAFIL VAI CRIAR NOVAS FIBRAS A PARTIR DO LIXO TÊXTIL E AGRÍCOLA


A Inovafil é uma das empresas que integra o projeto europeu liderado pela H&M e pela Adidas, que tem como objetivo a produção de novas fibras têxteis a partir de desperdícios têxteis e agrícolas. O segredo, explica Rui Martins, CEO da Inovafil, é olhar para a roupa em fim de vida como uma matéria-prima, com vários componentes.

Está na mídia:

ABRAPA CONCLUI PRIMEIRA FASE DO PROJETO COTTON BRAZIL


Com o fim de mais uma rodada de encontros com potenciais compradores da pluma brasileira na Ásia, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) encerra, esta semana, o primeiro ciclo do projeto Cotton Brazil. Fruto da parceria do setor produtivo com o governo federal, a iniciativa foi lançada em 2020 com o objetivo de promover internacionalmente a fibra produzida no Brasil e posicionar o País como maior exportador mundial de algodão até 2030.

Está na mídia:

O GERENTE DE SUSTENTABILIDADE TEM A PALAVRA – "O CERTIFICADO CISNE É UM EXCELENTE RECIBO"


Como gestor de sustentabilidade, é fantástico trabalhar em uma empresa que tenha um modelo de negócio para oferecer um serviço têxtil sustentável. Isso significa que a justificativa para reduzir nosso impacto negativo já está clara.

Está na mídia:

O PROTESTO DA LED NO SPFW


Junho foi um mês importante para lembrar que cada um nesse mundão possui suas diferenças e particularidades que são, sim, motivos para se orgulhar. Ainda precisamos evoluir muito como sociedade (e algumas pessoas, mais do que outras) para que seja apenas um momento de celebração, porque ainda temos muito pelo que lutar.

Está na mídia:

DESIGNER AMERICANO FAZ HISTÓRIA NA SEMANA DE ALTA COSTURA


O designer americano Pyer Moss será o primeiro estilista negro e americano a apresentar uma coleção na exclusivíssima Semana de Alta Costura de Paris.

Está na mídia:

ALTA COSTURA DIGITAL: POR QUE NÃO?


Leanne Young e Catty Tay, do IoDF falam sobre seu trabalho e os impactos na indústria da moda.

Está na mídia:

ESQUEÇA O CLOSET OSTENTAÇÃO: COM A ROUPA DIGITAL, SEU GUARDA-ROUPA VAI PRA NUVEM!


O futuro das roupas digitais na moda é a pauta da vez. De um lado, as pessoas acostumadas a ter a peça fisicamente não acham graça na novidade.

Está na mídia:

SPFW: VEJA AS MARCAS QUE REPRESENTARAM NO PRIMEIRO DIA


A semana de moda começou com temas que vão de regionalidade à tecnologia.

Está na mídia:

A MODA EXPERIMENTAL DA ÃO


A seleção de materiais e cores trazem uma satisfatória combinação estética que mistura tecnologia e sofisticação. Marina utilizou os tecidos tecnológicos da LOF para desenvolver peças com uma pegada mais esportiva e que colocam em foco amarrações, matelassês artesanais e volumes.

Está na mídia:

POR DENTRO DA EXPOSIÇÃO EM METAVERSO DE LUCAS LEÃO - VISITAMOS EM PRIMEIRA MÃO O METAVERSO DE ÍON E TE CONTAMOS A NOSSA EXPERIÊNCIA.


O designer Lucas Leão inaugura a exposição digital ÍON, em metaverso, nesta quinta. Já falamos sobre a exposição aqui quando ela foi anunciada, mas agora tive a oportunidade de conferir em primeira mão a experiência que Lucas Leão, o Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW) e um time incrível de profissionais prepararam.

Está na mídia:

CONHEÇA AS ETIQUETAS PERSONALIZADAS DA PAPEL SEMENTE.


Etiquetas personalizadas são essenciais para transmitir as informações, missão e valores de uma marca a seus clientes. Elas são as responsáveis por dar instruções de uso aos consumidores, assim como evidenciar algum destaque da marca. Porém, depois do uso, muitas vezes estas etiquetas são descartadas e vão parar no lixo. A Papel Semente muda este cenário no Brasil há mais de nove anos. Com as etiquetas para roupas, produtos e ações de marketing da marca, elas podem ser plantadas em terra ao invés de jogadas fora.

Está na mídia:

RADAR FFW: CONHEÇA AS 8 MARCAS DO PROJETO SANKOFA - PROJETO VAI COLOCAR 8 MARCAS DE PROPRIEDADE RACIALIZADA PARA APRESENTAR SUAS COLEÇÕES NA SPFW.


O Radar FFW de hoje é um pouco diferente: ao invés de apresentar as últimas novidades da moda autoral nacional, hoje apresento as 8 marcas do Projeto Sankofa. Idealizado pelo VAMO (Vetor Afro-Indígena na Moda) e pelo Pretos Na Moda, o Sankofa é um projeto que vai colocar 8 marcas de pessoas racializadas nas próximas três edições da São Paulo Fashion Week, além de garantir mentorias e acompanhamento com marcas já veteranas do evento.

Está na mídia:

SAINT LAURENT E SEU MUNDO DE "ROCKSTARS" - ALFAIATARIA E ROCK'N ROLL, UMA COMBINAÇÃO CLÁSSICA E REVISITADA COM MUITA ATITUDE PARA OUTONO/INVERNO 2021


Com atitude de "Rockstar"a Saint Laurent apresentou hoje a sua nova coleção Outono/Inverno 2021, desenvolvida por Anthony Vaccarello vemos muitas referências dos primórdios do Rock, onde a alfaiataria padronizava, que depois se tornou forma de ressignificação através das misturas de estilos. Os modelos Lakeith Stanfield, Romeo Beckham e Dylan Robert foram os rostos da campanha , trazendo o mix de personalidades e estilo retratados na proposta da marca.

Está na mídia:

SUSTENTABILIDADE ESTÁ NA MODA: SAIBA COMO A INDÚSTRIA TÊXTIL PODE DIMINUIR IMPACTOS AMBIENTAIS

Referência no setor, Lunelli abraça a causa do movimento Sou de Algodão, apoiando o uso responsável e certificado da fibra em todas as etapas do seu processo produtivo.

Está na mídia:

MARCA FINLANDESA CRIA ROUPAS COM TECIDO SUSTENTÁVEL DE POLPA DE MADEIRA

A startup finlandesa Spinnova desenvolveu uma técnica para transformar polpa de madeira em um tecido sustentável que pode ser usado para fazer roupas. A ideia é buscar alternativas ao algodão, cuja produção exige grandes quantidades de água, e à viscose, que leva produtos tóxicos no processo de fabricação e deixa um rastro de microplásticos.

Está na mídia:

O lançamento é um convite para reflexão e ação em prol de uma moda justa e ética, que honre as pessoas e a natureza acima do lucro.

Elaborado novamente de acordo com as normas da Global Reporting Initiative (GRI), o relatório descreve o progresso da empresa em seus tópicos prioritários de sustentabilidade, como saúde humana e segurança ambiental, eficiência de recursos, fornecimento sustentável e administração de produtos, bem como diversidade & inclusão e gestão de talentos.

"Atualmente a fome atinge 19 milhões de brasileiros. Nosso papel como marca e agente transformador é minimizar esse impacto, o máximo que conseguimos." ...

https://www.linkedin.com/posts/julia-queiroz-9b1856a7_heringcontrafome-activity-6800510287951761408-8epQ

Segue link com produtos: https://lnkd.in/dfQP9EK

#heringcontrafome

Uma entrevista sobre os aspectos dos resíduos têxteis gerados pela indústria da moda. Assuntos abordados: população de rua, fast fashion, upcycling, downcycling, cyclability, craddle-to-craddle, indústi 4.0, etc.