LIVRO INTERFACES DA MODA SUSTENTABILIDADE

Faça o download do livro Interfaces da Moda Sustentabilidade Vol.1 2023

Francisca Dantas Mendes

Rita de Cássia Lopes Moro

Helayny Andreia Barbosa de Farias



A pesquisa e discussão sobre a Moda como um Campo Acadêmico e do saber e sua interdisciplinaridade é muito recente. As importantes pesquisas realizadas nos últimos anos são caracterizadas por sua amplitude envolvendo grande diversidade de áreas acadêmicas e se apresentam como investigações científicas consolidadas que devem ser disseminadas.

O Universo da Moda inclui a Cadeia Têxtil com seus processos produtivos e serviços, tem início nas fibras e é finalizado no produto têxtil acabado. A Indústria da Moda envolve a economia, o mercado, pesquisas de tendências de moda, comercialização e mídias globais, agregando valores imateriais muito importantes ao produto têxtil e de moda.

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda, NAP SUSTEXMODA, homologado em 2017 pela Pró-Reitora de Pesquisa da Universidade de São Paulo agregou pesquisas já em curso há dez anos aproximadamente, além de novos projetos. Tem como missão realizar investigações relacionadas aos efeitos causados na Economia, Sociedade e Meio Ambiente pela Cadeia Têxtil e Indústria da Moda, difundindo os impactos positivos e buscando soluções aplicáveis e eficientes para os impactos negativos.

Uma das atividades do NAP SUSTEXMODA é a disseminação de conhecimentos por meio de seminários, congressos e publicações. O livro Interface da Moda tem o propósito de apresentar a relação que a moda tem com várias áreas de conhecimento afins, entre as quais a

sustentabilidade.

A missão deste livro é possibilitar a publicação, de forma acadêmica, de pesquisas realizadas nas universidades do Brasil e do exterior por professores pesquisadores, alunos de doutorado, mestrado e graduação, além de empresários e cidadãos da sociedade envolvidos no Universo da Moda, abordando os temas: Moda como Ensino, Pesquisa e Extensão; Moda com suas teorias e processos criativos; Moda com sua história, cultura e arte; Moda como comportamento, negócios e economia; Moda com seus processos produtivos, serviços e produtos; Moda e seus impactos no tripé da Sustentabilidade: Economia, Sociedade e Meio Ambiente.

DOI: https://doi.org/10.11606/9786588503256

Palavras-chave:

Moda - Aspectos ambientais, Tecnologia têxtil - Aspectos socioambientais - Pesquisa, Indústria têxtil - Aspectos socioambientais - Pesquisa, Sustentabilidade

Francisca Dantas Mendes

(Organizador)

Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

https://orcid.org/0000-0001-7487-7508