Assine nossa newsletter e fique por dentro!

 SUSTEX MODA 

Nós acreditamos na mudança.

QUEM SOMOS

Somos um grupo de pesquisadores da Universidade São Paulo coordenado pela profª Associada Francisca Dantas Mendes que, por meio de parcerias, busca soluções sustentáveis (sociedade, economia e meio ambiente) para os impactos causados pela Cadeia Têxtil e Indústria da Moda. Atualmente encontram-se em andamento vários projetos.

No momento, o principal, tem por objetivo buscar soluções efetivas para o descarte inadequado de resíduos têxteis gerados pelo departamento de corte das empresas de confecção de vestuário. Este último opera, desde 2015, em parceria, com a psicóloga Marcia Aguiar, que coordena a participação de profissionais de diferentes áreas afins.

Atualmente estão sendo expandidos projetos que utilizam os resíduos têxteis como matéria prima para o desenvolvimento e produção de novos produtos artesanais executados por pessoas em extrema vulnerabilidade social.

Professora Associada Dra. Francisca Dantas Mendes (Tita)

Vice Coordenadora do Curso Têxtil e Moda - EACH / USP

Idealizadora do Sustex Moda e Mentora do Núcleo de Pesquisa

Marcia Aguiar 

Psicóloga e Arteterapeuta. Especialista no Acolhimento e Oportunidade aos moradores de rua

Fundadora do Projeto Ubuntu

 

Marcio Aguiar

Jornalista e Produtor Cultural. Especialista em requisição e gestão de fundos

Fundador do Instituto BECEI

 

Paula Mendes

Diretora de Estruturação empresarial e fundadora da TopX Group

Especialista em controle e desempenho de resultado

 

Thais Mendes

Executiva de Startups e idealizadora da HMZbix

Especialista em planejamento estratégico, tático e eficiência

 

Darcy Costa

Coordernador Estadual do Movimento Nacional de População de Rua

Coordenador da Cisarte - Centro de Inclusão pela Arte, Cultural, Trabalho e Educação.

O QUE FAZEMOS

Por meio de pesquisas buscamos soluções efetivas para os impactos negativos causados na Economia, Sociedade e Meio Ambiente pela Cadeia Têxtil e indústria da Moda. Os projetos, através de oficinas, oferecem atividades práticas utilizando os resíduos têxteis como matéria-prima minimizando o descarte inadequado dos resíduos. As atividades teóricas têm por objetivo disseminar conhecimentos sobre a moda e sua indústria. Desta forma as atividades possibilitam o desenvolvimento de novos produtos criativos e geram renda para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social e financeira

MISSÃO

Pesquisar soluções viáveis e efetivas para a redução dos impactos negativos causados ao meio ambiente pela Cadeia Têxtil e Indústria da Moda com gestões que atendam as necessidades humanas e respeitem ao máximo a preservação da natureza e do meio ambiente.

VISÃO

Ser um núcleo de pesquisa de referência nacional e internacional, apresentando trabalhos de relevância relacionados à proteção do meio ambiente nas relações entre os vários atores dos últimos elos da cadeia B2B, “Business-to-Business” da Cadeia Têxtil com respeito aos consumidores, às culturas locais, à mão de obra e à inclusão social.

NOSSOS VALORES

- Máxima consideração e respeito ao tripé da sustentabilidade: sociedade, economia e meio ambiente;
- Valorização de pesquisas avançadas envolvendo os diferentes elos produtivos da Indústria de Moda incluindo nela a Cadeia Têxtil;

- Respeito, capacitação e autonomia para com os participantes e envolvidos nos projetos em suas diferentes formas.

Núcleo de Apoio a Pesquisa - SUSTEXMODA USP

O NAP SUSTEXMODA é um Núcleo de Apoio à Pesquisa constituído e homologado pela Pró reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo que tem por objetivo realizar e publicar pesquisas sobre os impactos positivos ou negativos causados à sociedade, à economia e ao meio ambiente pelos processos produtivos da Cadeia Têxtil e da Indústria da Moda. Embora tenha sido homologado em 2017, o projeto, as pesquisas e as ações tiveram início em 2015 na busca de soluções para os resíduos têxteis envolvendo pessoas em situação de rua e de extrema vulnerabilidade social e financeira na cidade de São Paulo.

 Saiba mais http://prp.usp.br/naps

Homologado e Publicado no diário oficial:

 

D.O.E.: 04/10/2017 RESOLUÇÃO CoPq Nº 7407, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017

http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copq-no-7407-de-03-de-outubro-de-2017