Imprensa e mídias

O SUSTEXMODA participa da edição do São Paulo Fashion Week N54

Um trabalho especial, coordenado pela Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes e alunos do curso de moda da Universidade de São Paulo e Instituto Becei com equipe de albergados, resgata parte deste material têxtil que iria para aterro sanitário para a construção das instalações "Varal Sustentável" e "Montanhas de Roupas" que ilustram o evento e propõe um olhar e sensibilização para toneladas de roupas descartadas diariamente.


#residuo não é lixo, é matéria prima!

#roupas são matérias-primas! Não são lixo!

Todas as famílias têm uma história para contar sobre roupas importantes que passaram de geração para geração. Desde sempre roupas são matérias-primas. Não queremos que elas cheguem aos aterros sanitários!

O SUSTEXMODA há anos vem buscando resgatar essas histórias. Atualmente há mais de 20 toneladas por dia descartadas nas calçadas da cidade de São Paulo em forma de trouxas, recolhidas por caminhões de coleta domiciliar!

O Residômetro Têxtil @www.sustexmoda.org aponta que, nos últimos 5 anos, mais de 55 mil toneladas foram destinadas aos aterros sanitários do município de São Paulo.

Já temos, ao longo dos últimos 50 anos de consagração do varejo de moda, vários Desertos Têxteis semelhantes ao do Atacama, no Chile, nos aterros sanitários do nosso país!

A instalação: #Roupas são matérias-primas! Não são lixo!!, em parceria com o INMODE e o SPFW, vem mostrar que é possível fazer esse resgate!!

Por dois dias uma equipe de 9 alunos, 2 professores da USP e 15 conviventes de um centro de acolhida para pessoas em situação de rua, coletaram mais de 25 toneladas de roupas usadas, nas calçadas do Bairro da Vila Maria Baixa, a meca da roupa usada. Organizaram e realizaram esta instalação composta por um longo varal e duas montanhas de roupas em boas condições de reaproveitamento!

Essas roupas continuarão suas histórias!!!

Encaminhadas aos centros de acolhida ao final do evento, serão escolhidas por pessoas que proporcionarão destino útil de uso ou como importantes matérias-primas na produção de novos produtos dignos, honestos e íntegros, em novas obras do Universo Têxtil e da Moda!!!

Francisca Dantas Mendes - Tita

Professora Doutora Associada - Universidade do Estado de São Paulo Coordenadora do NAP- SUSTEXMODA (Núcleo de Apoio à Pesquisa - Sustentabilidade Têxtil e Moda) - USP


O que é o que faz o Instituto SUSTEXMODA?


Somos um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo coordenado pela Professora Dra. Associada Francisca Dantas Mendes que, em busca de parcerias, busca soluções sustentáveis ​​(sociedade, economia e meio ambiente) para os impactos causados ​​pela Cadeia Têxtil e pela Indústria da Moda.

O SUSTEXMODA tem o objetivo de promover e estimular pesquisas voltadas à ampliação e divulgação de impactos positivos por meio da pesquisa acadêmica/científica, em projetos socioambientais, por meio do Congresso Internacional de Sustentabilidade Têxtil e da Moda, em seminários realizados em parceria com o poder público, junto a empresas privadas e representantes da sociedade. Buscamos minimizar os impactos negativos causados ​​na sociedade, economia e meio ambiente pela Cadeia Têxtil e Indústria da Moda, possibilitando a melhoria da Sustentabilidade no Brasil e no Mundo.

Sobre o Residômetro Têxtil


Resíduo têxtil não é lixo, é matéria-prima!


O NAP SUSTEXMODA — Núcleo de Apoio à Pesquisa SUSTENTABILIDADE, TÊXTIL E MODA da EACH - USP estuda o tema desde 2014, homologado pela Pró-reitora de pesquisa da USP em 2017. Oficialmente, a partir do ano de 2017, iniciou-se a divulgação das toneladas acumuladas no "RESIDÔMETRO TÊXTIL" com a quantidade de resíduos dos departamentos de corte das confecções e roupas pós-consumo descartadas inadequadamente nos aterros sanitários do município de São Paulo. As pesquisas demonstram que nos últimos 5 anos foram mais de 45 mil toneladas transformas em lixo. Esse resultado está disponível no site sustexmoda.org e divulgado mídias sociais.

O grupo de pesquisadores integrantes do núcleo está motivado a contribuir com todas as iniciativas globais que busquem soluções para a questão do resíduos têxteis.

PITCH SUSTEXMODA

PITCH SUSTEXMODA SITE.pdf

LOGOS

Sobre a Dra. Francisca Dantas Mendes

Minibiografias formatos:

Completo_ 9 linhas

A Prof. Dra. Francisca Dantas Mendes é professora associada e pesquisadora da USP-EACH. Realizou Ano Sabático de Pesquisa no Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP e coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda, NAP-SUSTEXMODA, junto a Pró-reitora da USP. Possui pós-doutorado pela FAU/USP, com o projeto de pesquisa, Moda na Cadeia Têxtil e suas Questões Ambientais. Possui doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. É graduada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. É líder do grupo de pesquisa no CNPq, Moda na Cadeia Têxtil. Compõe o comitê científico do Responsable Fashion Series da Antuérpia. Coordena o GT Têxtil na Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo. É palestrante, autora de três livros e inúmeros artigos publicados. Realiza projetos socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis e roupas pós-consumo como matéria-prima.


Reduzido_ 7 linhas

A Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes é professora associada e pesquisadora da USP-EACH. Realizou Ano Sabático no Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP e coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda, NAP-SUSTEXMODA. Possui pós-doutorado pela FAU/USP, doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela UNIP e graduação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Compõe o comitê científico do Responsable Fashion Series da Antuérpia. Coordena o GT Têxtil na Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo. Realiza projetos socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis e roupas pós-consumo.

Mini_ 6 linhas

A Profa. Dra. Francisca Dantas Mendes é professora associada e pesquisadora da USP-EACH. Realizou Ano Sabático no Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP e coordena o NAP-SUSTEXMODA. Possui pós-doutorado pela FAU/USP, doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela UNIP e graduação em Moda pela UAM. Compõe o comitê científico do Responsable Fashion Series da Antuérpia. Coordena o GT Têxtil na Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo. Realiza projetos socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis e roupas pós-consumo.

Nano_4 linhas

A Profa. Dra. Francisca D. Mendes é professora associada e pesquisadora da USP-EACH, coordenadora do Núcleo de Apoio a Pesquisa - NAP SUSTEXMODA. Possui pós-doutorado pela FAU/USP, doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela UNIP e graduação em Moda pela UAM. Realiza projetos socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis e roupas pós-consumo.