Imprensa e mídias

O que é o que faz o Instituto SUSTEXMODA?


Somos um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo coordenado pela Professora Associada Francisca Dantas Mendes que, em busca de parcerias, busca soluções sustentáveis ​​(sociedade, economia e meio ambiente) para os impactos causados ​​pela Cadeia Têxtil e pela Indústria da Moda.

O SUSTEXMODA tem o objetivo de promover e estimular pesquisas voltadas à ampliação e divulgação de impactos positivos por meio da pesquisa acadêmica/científica, em projetos socioambientais, por meio do Congresso Internacional de Sustentabilidade Têxtil e da Moda, em seminários realizados em parceria com o poder público, junto a empresas privadas e representantes da sociedade. Buscamos minimizar os impactos negativos causados ​​na sociedade, economia e meio ambiente pela Cadeia Têxtil e Indústria da Moda, possibilitando a melhoria da Sustentabilidade no Brasil e no Mundo.

Sobre o Residômetro Têxtil


Resíduo têxtil não é lixo, é matéria-prima!


O NAP SUSTEXMODA — Núcleo de Apoio à Pesquisa SUSTENTABILIDADE, TÊXTIL E MODA da EACH - USP estuda o tema desde 2014, homologado pela Pró-reitora de pesquisa da USP em 2017. Oficialmente, a partir do ano de 2017, iniciou-se a divulgação das toneladas acumuladas no "RESIDÔMETRO TÊXTIL" com a quantidade de resíduos dos departamentos de corte das confecções e roupas pós-consumo descartadas inadequadamente nos aterros sanitários do município de São Paulo. As pesquisas demonstram que nos últimos 5 anos foram mais de 45 mil toneladas transformas em lixo. Esse resultado está disponível no site sustexmoda.org e divulgado mídias sociais.

O grupo de pesquisadores integrantes do núcleo está motivado a contribuir com todas as iniciativas globais que busquem soluções para a questão do resíduos têxteis.

PITCH SUSTEXMODA

PITCH SUSTEXMODA SITE.pdf

LOGOS

Sobre a Dra. Francisca Dantas Mendes

Minibiografias formatos:

Completo_ 9 linhas

A Dra. Francisca Dantas Mendes é professora associada e pesquisadora da USP-EACH. Realizou Ano Sabático de Pesquisa no Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP e coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda, NAP-SUSTEXMODA, junto a Pró-reitora da USP. Possui pós-doutorado pela FAU/USP, com o projeto de pesquisa, Moda na Cadeia Têxtil e suas Questões Ambientais. Possui doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. É graduada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. É líder do grupo de pesquisa no CNPq, Moda na Cadeia Têxtil. Compõe o comitê científico do Responsable Fashion Series da Antuérpia. Coordena o GT Têxtil na Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo. É palestrante, autora de três livros e inúmeros artigos publicados. Realiza projetos socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis e roupas pós-consumo como matéria-prima.


Reduzido_ 7 linhas

A Dra. Francisca Dantas Mendes é professora associada e pesquisadora da USP-EACH. Realizou Ano Sabático no Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP e coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade Têxtil e Moda, NAP-SUSTEXMODA. Possui pós-doutorado pela FAU/USP, doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela UNIP e graduação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Compõe o comitê científico do Responsable Fashion Series da Antuérpia. Coordena o GT Têxtil na Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo. Realiza projetos socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis e roupas pós-consumo.

Mini_ 6 linhas

A Dra. Francisca Dantas Mendes é professora associada e pesquisadora da USP-EACH. Realizou Ano Sabático no Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP e coordena o NAP-SUSTEXMODA. Possui pós-doutorado pela FAU/USP, doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela UNIP e graduação em Moda pela UAM. Compõe o comitê científico do Responsable Fashion Series da Antuérpia. Coordena o GT Têxtil na Câmara dos Vereadores do Município de São Paulo. Realiza projetos socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis e roupas pós-consumo.

Nano_4 linhas

A Dra. Francisca D. Mendes é professora associada e pesquisadora da USP-EACH, coordenadora do Núcleo de Apoio a Pesquisa - NAP SUSTEXMODA. Possui pós-doutorado pela FAU/USP, doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela UNIP e graduação em Moda pela UAM. Realiza projetos socioambientais com pessoas em extrema vulnerabilidade social utilizando resíduos têxteis e roupas pós-consumo.